Jorge da Silva, mais conhecido pelo nome artístico de Zózimo Bulbul, nasceu em 21 de outubro de 1937, na cidade do Rio de Janeiro.
A carreira começou em meados dos anos 1960 no Teatro, já que ele pertencia ao Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes, e lá participou da montagem de “Otto Lara Resende ou Bonitinha, Mas Ordinária” em 1963 e de “Memórias de um Sargento de Milícias” em 1966.
No Cinema sua estréia foi em 1962 no filme “Cinco Vezes Favela” no episódio dirigido por Leon Hirzman, mas ele se destacou em 1963 no filme “Ganga Zumba” de Cacá Diegues, e depois em “Terra em Transe” de Glauber Rocha e em “A Compadecida” de George Jonas.
Zózimo chamou atenção do grande público em 1969, na TV Excelsior, na novela “Vidas em Conflito” de Teixeira Filho, com direção de Henrique Martins, uma das primeiras novelas a discutir a questão racial no Brasil (com o casal dos personagens de Zozimo e de Leila Diniz, vivendo um romance interracial).
Em 1972, Zózimo protagonizou o filme “Compasso de Espera”, a única direção cinematográfica de Antunes Filho, ao lado de Renée de Vielmond, Karin Rodrigues e Stenio Garcia. Como ator atua em mais 20 filmes, entre eles: “O Palácio dos Anjos”; “A Guerra dos Pelados”; “Pureza Proibida”; “A Deusa Negra”; “Parceiros da Aventura” e “Giselle”.
Como diretor de cinema ele estreou em 1974 com o curta metragem “Alma no Olho” e em 1988 lançou o longa “Abolição”, que propõs uma reflexão crítica sobre a então comemoração dos 100 anos da abolição da escravatura. Em 2010, a convite do presidente do Senegal, Zózimo realizou o filme “Renascimento Africano”, que mostra o Senegal nas comemorações dos 50 anos de sua independência.
Em 1983 , fez parte da montagem da peça “Vargas”, escrita por Dias Gomes e Ferreira Gullar, com direção de Flávio Rangel.
Na TV, depois do trabalho na novela da TV Excelsior, Zózimo Bulbul participou em 1994 da minissérie “Memorial de Maria Moura” na TV Globo, e em 1996 esteve no grande elenco da novela “Xica da Silva“, um sucesso da TV Manchete.
Zózimo Bulbul faleceu em 24 de janeiro de 2013, aos 75 anos de idade, de um câncer no intestino. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.