Hilkias de Oliveira nasceu na pequena Uchoa, próxima a São José do Rio Preto, no Noroeste Paulista, em 21 de julho de 1933.
Começou a carreira como jornalista, trabalhando em periódicos paulistanos como O Dia e A Hora. Se casou com a atriz Carminha Brandão nos anos 1960 e também começou a atuar como ator.
Já formado em Direito, ingressou na histórica montagem de “Marat Sade” de Peter Weiss com direção de Adhemar Guerra em 1967 e realizou esporádicos trabalhos na TV Tupi, como nas novelas “A Viagem” e “Aritana“, ambas de Ivani Ribeiro.
Também exerceu carreira como delegado de Polícia, sendo o Presidente da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo (AFPCESP), e foi eleito deputado estadual pelo PDT em 1986.
Nos anos 2000 apresentava o Programa da AFPCESP, na TV Comunitária de São Paulo, e sempre participou das atividades programadas pela PRÓTV.
Hilkias de Oliveira faleceu em São Paulo, em 18 de maio de 2015, ao 81 anos de idade, e foi sepultado no Cemitério do Campo Grande, na Zona Sul paulistana.
Em sua homenagem, o Edifício Sede da AFPCESP passou a se chamar Edifício Dr. Hilkias de Oliveira.