Caio Porfirio de Castro Carneiro nasceu em Fortaleza, a capital do Ceará, em 01 de julho de 1928.
Estudou História e Geografia na Faculdade de Filosofia de sua cidade natal e em 1955 chegou na capital paulista. Pouco tempo depois, trabalha como redator e produtor de programas na Radio Piratininga (PRB-6), a antiga Radio Cruzeiro do Sul Paulistana.
Trabalhando sempre com pautas culturais, atua na Editora Clube do Livro, e em 1963, é eleito secretário administrativo da União Brasileira de Escritores (UBE). Trabalha por quase cinquenta anos nesta importante entidade cultural brasileira, assessorando dezenas de presidências da UBE e também em mais de trinta organizações do Troféu Juca Pato, o Premio de Intelectual do Ano, entregue tradicionalmente pela União Brasileira de Escritores .
Como escritor lançou contos, obras infanto-juvenil, romances, poesias e ensaios, tendo seu trabalho literário reconhecido pelos seus pares, recebendo o Premio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras e o Premio do Pen Clube de Brasil.
Em 2002, publica o livro “Perfis de Memoráveis“, na Editora RG, onde biografa mais de 60 grandes escritores brasileiros.
Caio Porfirio Carneiro faleceu em São Paulo, aos 89 anos, em 17 de julho de 2017, tendo sido sepultado no Cemitério de Congonhas, na capital paulista.