Moyses Weltman nasceu no Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1932.
Talentoso, estreou em programas infantis da Radio Globo e com 16 anos já estava contratado pela Radio Mayrink Veiga. Pioneiro da Televisão no Brasil, assistiu o principio da TV Tupi, canal 6 do Rio de Janeiro, pois na epoca, ano de 1951, trabalhava na Radio Tupi Carioca.
Na emissora do embaixador Assis Chateaubriand, escreveu varias novelas, como a famosa “O Jovem Doutor Ricardo” e divulgou muito a sua criação de “Jeronimo o Heroi do Sertão”, que virou novela diária na TV Tupi nos anos 1970 e na TVS nos anos 1980, e que por muito tempo foi desenhada por Edmundo Rodrigues.
Redator Chefe da Revista Radiolândia em seu principio, em 1953, ele também foi Redator Chefe da Revista Amiga em seu principio em 1970, e ajudou a Silvio Santos constituir a TVS canal 11 do Rio de Janeiro e também auxiliou Adolpho Bloch a constituir a TV Manchete, canal 6 do Rio de Janeiro.
Jurado do Troféu Imprensa de 1983, foi um dos jornalistas que mais conheceu profudamente a história da Televisão e do Radio no Brasil.
Moyses Weltman partiu prematuramente, em 17 de setembro de 1985, em sua terra natal, com apenas 53 anos, mas sua obra incluiu também bons trabalhos no inicio da TV Globo, canal 4 do Rio de Janeiro, como a novela “O Rei dos Ciganos”, dirigida pelo amigo Ziembinsky.