Nascida Idenilde Araújo Alves da Costa, ela nasceu em Assu, no interior do Rio Grande do Norte, em 21 de janeiro de 1937.
Se mudou para o Rio de Janeiro com apenas três anos de idade, e aos oito anos já se apresentava em programas infantis no rádio e depois na televisão.
A carreira como cantora começou em 1957 com o nome artístico de Nilde Araújo. Ela foi revelada no programa de calouros “A Voz de Ouro“, da TV Tupi e fez tanto sucesso que foi convidada a ser crooner da boate Cave do Rio de Janeiro.
Assumiu o nome artístico de Núbia Lafayette em 1960, por sugestão do compositor Adelino Moreira, autor do seu primeiro grande sucesso, “Devolvi”, um samba canção. Foi com esse trabalho que ela se tornou uma das mais importantes cantoras romântica do Brasil
Núbia Lafayette se tornou presença obrigatória em vários programas da Televisão nos anos 1960 e 1970. Também fazia muitos shows por todo o País.
Nos anos 1990 foi morar em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, e faleceu na cidade de Niterói, em 18 de junho de 2007, aos 70 anos de idade.