MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GRACILIANO RAMOS


Graciliano Ramos nasceu em Quebrângulo, interior de Alagoas, em 27 de outubro de 1892.

Escritor brasileiro, foi prefeito de Palmeira dos Indios, Alagoas, e durante o governo Getulio Vargas nos anos 1930, foi preso injustamente, por razoes politicas.

Em 1934, publicou o monumental livro “São Bernardo“, que é adaptado para o Cinema por Leon Hirszman em 1972/73, estrelado por Othon Bastos e Isabel Ribeiro, e em 1938 publica o excelente livro “Vidas Secas“, que é adaptado para o Cinema por Nelson Pereira dos Santos em 1963.

Em 1942, ganha o Premio de Literatura da Sociedade Felipe de Oliveira em razao do conjunto de sua obra literaria e em 1936, seu romance intitulado “Angustia” ganha o Premio Escritor Lima Barreto da revista Academia.

Líder da classe dos Literatos Brasileiros, Graciliano Ramos presidiu a Associação Brasileira de Escritores (ABDE), sediada no Rio de Janeiro, entre 1951 e 1953, e foi sucedido em razao de sua morte pelo Grande Intelectual Jorge Amado.

Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1953, com apenas 60 anos, e foi sepultado no Cemitério Sao Joao Batista, na mesma cidade.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação