Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922.
Se formou em Ciências Socias pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na Turma de 1946 e pouco tempo depois, ainda nos anos 1940, já escrevia para a conceituada Revista do Museu Paulista, o famoso Museu do Ipiranga de São Paulo.
Grande amigo e discípulo de Candido Rondon, o “Marechal da Paz“, o acompanhou em sua histórica entrevista concedida no programa “Falando Francamente” de Arnaldo Nogueira na TV Tupi Carioca nos anos 1950.
Nos anos 1960, foi Ministro da Educação e também Minsitro da Casa Civil de Joao Goulart e fundou a Universidade de Brasilia (UNB).
Grande Mestre da Educação Brasileira, é perseguido pela Ditadura Militar e obrigado a seguir para exilio, onde trabalha nas Chefias de Estado do Chile e do Peru. De volta ao Brasil, como vice governador do Rio de Janeiro entre 1983 e 1987, ajuda o governador Leonel Brizola a criar o Sambódromo do Rio de Janeiro, projetado pelo arquiteto Carioca Oscar Niemeyer e também as Escola de Tempo Integral, os Famosos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública).
Nos anos 1990, se elege Senador da República pelo Rio de Janeiro, e também é eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) com 21 majoritários votos.
Seu romance “Maira”, publicado em 1976 pela Carioca Editora Civilização Brasileira, é considerado um dos mais importantes romances brasileiros de todos os tempos.
Faleceu em Brasilia, no Distrito Federal, em 17 de fevereiro de 1997, aos 74 anos, tendo sido velado na ABL do Rio de Janeiro, e depois sepultado no Mausoleu dos Imortais da ABl no Cemiteiro São João Batista.