Eduardo Gonçalves de Andrade nasceu em Belo Horizonte, capital mineira, em 25 de janeiro de 1947.
A “Fera de Ouro”, como ficou conhecido no futebol brasieiro, o camisa 9 da Seleção Brasileira que foi tricampeã no México em 1970, Tostão foi ídolo do Cruzeiro, onde ganhou titulos (como o tetracampeonato mineiro) e colheu muitos elogios e admiração.
Mesmo atuando sempre no meio de campo, Tostão é até hoje o maior artilheiro da história do Cruzeiro, com 249 gols.
Depois de uma carreira brilhante no futebol, em 1975 ele passou no vestibular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Minas Gerais e se formou em Medicina. Em paralelo, se transformou em uma atração no jornalismo impresso e televisivo pelos seus comentários.
Tornou-se colunista esportivo do jornal mineiro Diário da Tarde, de Belo Horizonte, passando depois para o Estado de Minas. É colunista do jornal Folha de São Paulo.
A partir do Campeonato Mundial conquistado pela Seleção Brasileira nos Estados Unidos, em 1994, e durante alguns anos, Tostão foi comentarista esportivo da Rede Bandeirantes de Televisão, ao lado do saudoso locutor esportivo Luciano do Valle.
Tostão escreveu o livro de memórias “Lembranças, Opiniões e Reflexões sobre Futebol”, lançado pela editora DBA de São Paulo.
.