MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DENOY DE OLIVEIRA


Denoy Gonçalves de Oliveira nasceu em Belém, capital do estado do Pará, em 30 de outubro de 1933.

Irmão do diretor de cinema Xavier de Oliveira e do artista gráfico Rui de Oliveira, ele começou sua carreira como ator, mas foi um premiado diretor e roteirista do cinema brasileiro.

A estréia como ator aconteceu em 1968 no longa “Massacre no Supermercado” e depois participou do primeiro fime do irmão Xavier de Oliveira como diretor, “Marcelo Zona Sul” e de “Revólveres não Cospem Flores”.

A estréia de Denoy como diretor foi no premiado “Amante Muito Louca“, em 1973, onde também foi o roteirista e ganhou o Troféu da APCA de melhor diretor do ano e também o Kikito de Melhor Diretor do Festival de Cinema de Gramado, premio que ele viria a vencer em 1984, novamente como Melhor Diretor e também com Melhor Filme com “O Baiano Fantasma”. 

Também dirigiu “Este Rio Muito Louco” em 1977; “J.J.J., o Amigo do Super Homem” em 1978; “Sete Dias de Agonia” em 1982 e “A Grande Noitada” em 1997.

No Teatro ele estreou como ator na peça “O Círculo de Giz Caucasiano”, em 1962 e foi membro atuante so Centro Popular de Cultura (CPC) (1962). Em 1964, fundou com alguns remanescentes do CPC o grupo de teatro Opinião e integrou o elenco das peças “Liberdade, Liberdade” em 1965 e “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come” em 1966.

Em 1969, escreveu a peça “Os Monstros” e em 1970, deixa o Grupo Opinião para se dedicar ao Cinema. Dá nome ao Teatro da UMES, reinaugurado em fevereiro de 1999, com o nome de Teatro Denoy de Oliveira, numa homenagem dos estudantes secundaristas ao criador do CPC-UMES.

Ele foi casado com a atriz Maraci Melo e morreu em São Paulo, em 4 de novembro de 1998.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação