Miguel Reale nasceu em São Bento do Sapucai, interior de São Paulo, em 06 de novembro de 1910.
Se formou em Direito pela atual Universidade de São Paulo (USP) na Turma de 1934. Pouco tempo depois, já é professor das arcadas u8spianas, e se tornou um dos seus mais conhecidos e premiados mestres. Ele foi homenageado com um busto no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Em 1949, foi nomeado pelo governador Adhemar de Barros como reitor da Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos maiores filosofos do Continente Americano do Século XX, fundando em 10 de outubro de 1949, o Instituto Brasileiro de Filosofia (IBF), reunindo lá grandes intelectuais e pensadores sob a sua liderança.
Em 16 de janeiro de 1975, é eleito membro da Cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Também foi membro da Academia Paulista de Letras, em sua cadeira nº 02.
Autor de livros célebres como “Lições Preliminares de Direito” e “Teoria Tridimensional do Direito”, o intelectual, escritor professor Doutor Miguel Reale recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa em Universidades italianas, argentinas e portuguesas.
Ele faleceu longevo, em São Paulo, em 14 de abril de 2006, aos 95 anos de idade, e foi sepultado no Cemiterio Sao Paulo.