José Rodrigues Trindade nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 1947.
Ainda sob o nome Zé Rodrigues, iniciou sua carreira musical integrando, com colegas do ensino médio, David Tygel, Maurício Maestro e Ricardo Villas, o grupo vocal MomentoQuatro. Com esta formação, o grupo acompanhou a cantora Marília Medalha e o cantor e compositor Edu Lobo na apresentação de “Ponteio“, canção vencedora do Festival de Música Popular Brasileira em 1967, realizado pela TV Record.
Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário que foi criada por Milton Nascimento. Desligou-se da banda após vencer o Festival da Canção de Juiz de Fora com a canção “Casa no Campo”, que se tornaria um grande sucesso na voz de Elis Regina.
Com Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, monta o trio Sá, Rodrix e Guarabyra que faz muito sucesso em shows por todo o País nos anos 1970, grava discos e até jingles publicitários.
Zé Rodrix saiu do trio em 1975 para seguir em carreira solo e fazer participações especiais em gravações de vários outros intérpretes, como por exemplo, o grupo Secos & Molhados.
Nos anos 1980 investe em jingles e no mercado da publicidade e participa do Festival dos Festivais em 1985, ganhando o prêmio de melhor letra pela música “A Última Voz do Brasil”.
Entre 1989 e 1996 assinou a direção musical dos espetáculos “Não fuja da Raia” e “Nas Raias da loucura“, de Sílvio de Abreu, e estrelado por Cláudia Raia.
Em 1993, ganhou o Kikito no Festival de Cinema de Brasília, pela trilha sonora do filme “Batman e Robin”. O trio com Sá e Guarabyra voltou a se formar em 2001, e em 2008, eles lançaram um single chamado Amanhece um outro dia, que foi tema de abertura da novela “Revelação” no SBT.
Foi casado com a atriz Norma Blum e com a cantora e atriz Edyr de Castro, que fez parte do grupo As Frenéticas.
Zé Rodrix morreu repentinamente em 22 de maio de 2009, aos 61 anos de idade, após sentir-se mal e ser levado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo.