“Helena”, o romance de Machado de Assis publicado em 1876, foi transportado para a tela da tv, como novela, em várias ocasiões. A mais romântica das tramas machadianas se adapta perfeitamente ao folhetim televisivo. Na trama o Conselheiro Vale, ao morrer, revela a existência de uma filha natural que herda parte da fortuna e por testamento vai morar com o filho dele, Estácio e Úrsula, a irmã do Conselheiro. Estácio se adapta a nova situação. Mas Úrsula acha muito difícil compartilhar a vida com uma estranha. Helena vai mudar a história daquela família.
O romance foi atração inaugural da TV Paulista em 14 de março de 1952. Mas foi transportada para os tempos atuais, portanto a trama se passou no início dos anos 1950. Paulo Goulart e Vera Nunes estavam nos principais papéis.
A segunda versão da obra foi adaptada, produzida e exibida em 1959, na TV Rio, com Glauce Rocha e Osvaldo Loureiro como casal central.
Em 1975 a Globo exibiu a sua “Helena”, na faixa das seis, inaugurando a sequência de adaptações de clássicos brasileiros que marcou o horário. O casal central era vivido por Lúcia Alves e Osmar Prado. Foram 20 capítulos, apresentados de 5 a 30 de maio.
Em 1987 foi a vez da Manchete lançar “Helena”, com Luciana Braga e Thales Pan Chacon encabeçando o elenco. Foi ao ar de 4 de maio a 7 de novembro, dessa vez em 161 capítulos.
Na imagem: Vera, Glauce, Lúcia e Osmar e Luciana com Thales.
M.A.Z./ 06-07-2021