MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GERALDO BRETAS


Geraldo Bretas nasceu em Anápolis/GO no dia 17 de maio de 1914. E cresceu em Uberaba, Minas Gerais. Mudou-se para São Paulo para trabalhar como ajudante de alfaiate e prosseguir os estudos. Começou a trabalhar na imprensa no fim da década de 1930, no jornal “O Esporte”. Em 1946 fundou o semanário “Mundo Esportivo”, jornal que circulou até 1956.

Começou a exercer a função de comentarista esportivo de rádio criando um estilo “durão”, fazendo pesadas críticas aos cartolas, árbitros e jogadores. E sempre pedindo a “moralização” do futebol. Isso o tornou popular. Criou um bordão famoso, “venceu, mas não convenceu”. Nas décadas de 1950 a 1970 participou de muitos episódios polêmicos. Geraldo Bretas “parava” São Paulo nos jogos decisivos. Em 1958 Bretas não deu crédito para a seleção. Quando voltaram, com a taça na mão, os atletas e dirigentes não economizaram impropérios para “saudar” o comentarista. Em 1973 apostou com Mirandinha, do São Paulo, que ele não marcaria contra o Palmeiras, na época imbatível. Perdeu e pagou a aposta: raspou a cabeleira ao vivo no programa “Clube dos Artistas”. O valor apostado foi doado. A foto que ilustra esta biografia é desse momento.

Sua carreira se desenvolveu principalmente na Rádio Tupi, TV Tupi e jornal Diário da Noite. Depois trabalhou também na Gazeta. Na tv era um dos elementos chaves da equipe esportiva comandada por Walter Abrahão, na Tupi. Sua performance o transformou no mais polêmico comentarista esportivo da história da TV brasileira. Ninguém, jamais, repetiu a sua façanha.

Geraldo Bretas faleceu em São Paulo no dia 06 de janeiro de 1981, aos 65 anos de idade. A cidade homenageou o jornalista dando seu nome a uma rua no Jardim São Luís, região de Santo Amaro.

Geraldo Bretas é o centro de uma passagem divertida no filme “O Corintiano” de 1966, onde Mazzaropi “briga” com seu rádio de pilha porque o locutor, Bretas, “falava mal do Corinthians”.

 

 

M.A.Z./ 05-09-2021

 

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação