MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RICK MEDEIROS


Nascido em 6 de fevereiro de 1951, em Scranton, cidade do estado americano da Pensilvânia, Rick Medeiros conheceu o Brasil em 1964, aos 13 anos, quando os pais se mudaram para cá. Não sabia nada do português. Sua distração era ver tv. Ele virou fã de Silvio Santos. Assistia o longuíssimo programa dominical do começo ao fim. E começou a alimentar o sonho de trabalhar com seu ídolo. Ia com a empregada da família assistir as gravações do programa. Quando estava com 17 anos surgiu um amigo de um amigo que o levou aos estúdios da TV Paulista para falar com Eduardo Martins que aproximou Rick do locutor Luiz Lopes Correa. Houve uma sintonia: Luiz falava inglês fluentemente e também era espírita, como Rick. Com a ajuda de Lopes Correa o garoto conseguiu se encontrar com Silvio Santos e lhe fez uma promessa: …. tenho 17 anos, vou voltar aos EUA para estudar rádio e tv e voltarei ao Brasil para trabalhar com você…. Silvio foi lacônico, dizendo: … prazer, legal!

Nos EUA Ricky Medeiros se tornou bacharel em Rádio e TV pela Syracuse University. E trabalhou na rede americana ABC, em jornalismo. De férias no Brasil procurou o amigo Luíz Lopes e marcaram um encontro as 11 da noite na Rádio Nacional de São Paulo, na Rua das Palmeiras. O amigo se atrasou e Rick, percebendo o movimento na rua, desceu e foi atrás do seu ídolo, que estava saindo da TV, depois do seu programa. Rick mostrou ao Silvio Santos seu crachá da ABC e foi logo dizendo que queria trabalhar com ele. Silvio Santos sempre valorizou ousadias e talentos fora do padrão. Rick se encaixava nesse perfil. Foi contratado através de Luciano Callegari e voltou aos EUA apenas para se demitir da ABC. Na viagem de volta quis o destino que o passageiro ao lado fosse Silvio Santos. Segundo Rick o apresentador só foi se dar conta tempo depois, que aquele Rick era o mesmo jovem que, aos 17 anos, tinha dito que iria trabalhar com ele.

Como executivo do SBT Rick foi atuante em vários segmentos, com destaque na implantação do “Qual é a Música?”, na compra dos direitos do “Bozo”, na criação da campanha “Quem Procura Acha Aqui”, nos acordos para aquisição de filmes, séries e desenhos com os estúdios Warner, Disney, Hanna-Barbera, MGM e Paramount, na compra de novelas da Televisa, no lançamento dos primeiros jornais do SBT como “Cidade 4”, “Noticentro” e mais adiante o ‘TJ Brasil” com Boris Casoy.

Durante 26 anos ele foi o braço direito de Silvio Santos na área de programação do SBT. Nos anos 80 ele foi peça fundamental na consolidação da emissora.

Quando se afastou da tv Rick se dedicou à religião, ao espiritismo. Lançou os livros “A Passagem”, “Vai Amanhecer Outra Vez” e “Quando Ele Voltar”. Seus livros são considerados best sellers. Ele se interessou pela Doutrina Espírita ainda adolescente, após a morte do irmão caçula, Joe, considerado por ele seu mentor espiritual, a quem dedicou inúmeras páginas de seus livros. Divulgando a doutrina ele teve uma passagem pelo programa “Dia a Dia”, na rádio Boa Nova, de São Paulo.

Rick Medeiros faleceu em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2020, aos 69 anos de idade.

 

 

M.A.Z./ 26-01-2022

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação