Locutor, apresentador e produtor de televisão mais conhecido pela elegância, sobriedade, educacão, a bela voz e uma dicção perfeita, assim era José Blota Junior (1920-1999), ou simplesmente Blota Junior, o apresentador oficial dos grandes programas especiais da TV Record, entre eles, os Festivais de Música Popular Brasileira e o “Show do Dia Sete”.
Blota Junior marcou época na televisão brasileira nos anos 1960 e 1970 e ao lado da esposa, a também apresentadora e atriz Sonia Ribeiro (1930-1987), formou o casal mais em evidência da telinha naquela época. Juntos eles comandaram o show inaugural da TV Record, em 1953, e só pararam de apresentar os programas da emissora nos anos 1980, quando Blota foi para a TV Bandeirantes.
Ele também foi locutor de “A Voz da América”, da NBC de Nova York, nos anos 1950, diretor superintendente da Rádio Panamericana, a Jovem Pan, e o criador do Troféu Roquette Pinto, durante muitos anos o mais importante prêmio da televisão brasileira.
Além de comandar os programas especiais da TV Record, Blota Junior chegou a ter dois programas semanais, ao mesmo tempo, na emissora paulista. Foi no final dos anos 1960, quando ele apresentava e produzia o “Blota Jr. Show” e o “Alianças para o Sucesso”. O primeiro era um programa de entrevistas com personalidades e gente do povo que era notícia, enquanto o segundo, que ele apresentava novamente ao lado de Sonia Ribeiro, reunia três casais que disputavam entre si para ver qual marido conhecia melhor a esposa e vice versa.
Eclético, Blota Junior também se dedicou às transmissões esportivas e fez a locaução da Copa do Mundo de Futebol de 1974, na Alemanha, para a TV Record e, posteriormente, os Jogos Olímpicos de 1988, na Coréia do Sul.