Há muito debate sobre a relação da tv com a internet. É aquela mesma conversa que já rolou sobre cinema mudo e cinema falado, sobre radio e televisão, sobre jornais e portais. Más tudo leva a crer que a história se repetirá. As diferentes plataformas se ajustarão.
No semestre passado a pesquisa “Os Novos Influenciadores – quem brilha na tela dos jovens brasileiros”, feita pela Provokers para Google e Meio & Mensagem divulgou que a personalidade mais influente do Brasil, atualmente, é Luciano Huck. No ranking das dez mais apareceram cinco pessoas da TV e cinco youtubers. Na comparação com o ranking anterior, nove personalidades mantiveram-se na lista e 11 pessoas apareceram pela primeira vez como os mais influentes. Estudos como esse são muito utilizados pelas agências e anunciantes.
Na lista das 20 personalidades mais influentes, dez são da TV e dez são youtubers, repetindo a proporção do Top 10.
Entre as celebridades de TV, as dez mais influentes apontadas pelo público foram: Luciano Huck (1º. lugar), Danilo Gentili (4º. lugar), Taís Araújo (5º. lugar), Lázaro Ramos (7º. lugar), Tatá Werneck (8º. lugar), Cauã Reymond (11º. lugar), Marina Ruy Barbosa (13º. lugar), Juliana Paes (14º. lugar), Caio Castro (15º. lugar) e Cléo Pires (17º. lugar).
Da internet apareceram na lista Whindersson Nunes (2º. colocado), o casal Leon e Nilce, do Coisa de Nerd (3º. colocado no ranking) e Luba (6º. colocado), Kéfera (9ª. colocada), Júlio Coccielo (10º. colocado), Taciele Alcolea (12ª. colocada), Bianca Andrade, do Boca Rosa (16ª. colocada), Leo Stronda (18º. colocado), Rayza Nicácio (19ª. colocada) e Felipe Neto (20º. colocado).
Como muitos youtubers falam da tv e a tv está começando a falar dos youtubers muita coisa ainda vai passar por ambas as telas, até que o debate tv x internet chegue ao fim.
M.A.Z. / 28-02-17