MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão
Aparelho de tv da marca Westinghouse a venda no inicio dos anos 50

Você quer ou não quer a televisão?



Quando a televisão começou no Brasil não existiam receptores, obviamente. O mentor do projeto, Assis Chateaubriand, importou alguns aparelhos e mandou instalar em lugares concorridos de São Paulo para que as pessoas pudessem assistir à novidade. Uma campanha publicitária começou a ser veiculada, estimulando a venda de televisores. O texto dizia o seguinte:

Você quer ou não quer a televisão?

Para tornar a televisão uma realidade no Brasil, um consórcio radiojornalístico investiu milhões de cruzeiros! Agora é a sua vez.

Qual será a sua contribuição para sustentar tão grandioso empreendimento?

Do seu apoio dependerá o progresso em nossa terra, dessa maravilha da ciência eletrônica.

Bater palmas e aclamar admiravelmente é louvável, mas não basta.

Seu apoio só será efetivo quando você adquirir um televisor!

 

Ainda em 1951 foi iniciada a fabricação de televisores da marca INVICTUS.

Dados da ABINEE mostram como foi o crescimento do número de aparelhos nas primeiras décadas da história da televisão no Brasil. Confira:

1950 200
1952 11.000
1954 34.000
1956 141.000
1958 344.000
1960 598.000
1962 1.056.000
1964 1.663.000
1966 2.334.000
1968 3.276.000
1970 4.584.000

 

Os dados são da obra “Perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990) de Sérgio Mattos.

M.A.Z. / 30-07-16

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação