MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Sua majestade o Ibope



No inicio da nossa televisão as próprias emissoras entregavam às agências suas estimativas de audiência. Eram obtidos a partir de uma estranha combinação de dados sobre o número de aparelhos vendidos e a assertiva de que havia de 15 a 20 telespectadores por receptor. Sem considerar uma variável óbvia: se o aparelho estava ligado ou não.

O panorama precisava mudar, mesmo havendo só quatro emissoras de televisão e cerca de 25 mil aparelhos de tv (18 mil em São Paulo). Foi quando o Ibope, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, em abril de 1954, fez sua primeira pesquisa de audiência, realizada no padrão coincidental call, o flagrante domiciliar, que o mesmo Ibope já usava desde 1942 para o rádio.

E aconteceu o esperado: as pesquisas do Ibope não agradaram aos proprietários das emissoras, pois ficava claro que o novo veículo ainda não tinha audiência, se comparado à Rádio Nacional, que atingia todo o Brasil pelas ondas curtas, ou às revistas Cruzeiro e Manchete.

Mas o meio publicitário estava interessado em crescer a nova mídia e lançaram o conceito de audiência qualificada. Incorporou-se a palavra target e aos poucos os boletins mensais com os índices de audiência da programação viraram uma rotina.

A partir dai nunca mais os profissionais da tv deixaram de considerar a questão nas suas decisões. A tal ponto que Sivio Santos levou a preocupação ao extremo e num gesto de ousadia e ironia fez, na década de 70, um programa levado ao ar pela TV Tupi e sua rede chamado ‘Sua Majestade o Ibope”.

Além do sucesso dominical pela Globo, toda quinta à noite, comandava o programa na Tupi. Nessa atração ele reunia representantes de diferentes classes sociais, seguindo o modelo do instituto de pesquisa, para julgarem um cardápio de atrações. Em 2 horas de exibição Silvio usava uma amostra da audiência como um júri diferenciado.

M.A.Z. / 31-07-16

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação