MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

A história da CNT



Sua origem data de 1975, quando foi fundada a Rádio e Televisão OEME de Londrina Ltda, que adotou o nome de TV Tropical. Em abril de 1980, foi estabelecida uma sociedade com a TV Paraná, canal 6 de Curitiba, que por sua condição geográfica tornou-se a matriz. Em 1990, a empresa passou a chamar-se Rádio e Televisão OM Ltda, expandindo suas atividades para o interior do estado do Paraná e abrindo estações em outras capitais brasileiras. Em 28/02/92 foi adquirida a TV Corcovado, canal 9 do Rio de Janeiro.

Um contrato assinado em março de 1992 garantiu espaço nos horários da TV Gazeta paulista, ficando a programação a cargo da OM. Assim, em 09/03/92 entrou no ar a OM (Organizações Martinez), a 1ª rede nacional formada fora do eixo Rio-São Paulo. A programação gerada de Curitiba era retransmitida por 10 emissoras dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília. Emissora dos irmãos Flávio e José Carlos Martinez – um ex-deputado do PRN que foi caixa da campanha presidencial de Collor – estreou para dar apoio ao governo. Na apresentação, a exibição do filme “Calígula” foi anunciada como principal atração.

Os programas da Gazeta, quando de interesse nacional, eram transmitidos em rede. A fim de mudar sua imagem de empresa não pagadora, pornográfica e envolvida com o esquema PC, em 23/05/93 trocou seu nome para CNT (Central Nacional de Televisão), reestreando com o programa “Clodovil em Noite de Gala”, ao vivo do Teatro Ópera de Arame.

Em 25/02/95, metade das ações da rede passou às mãos do Ministro da Agricultura e dono do Banco Bamerindus, José Eduardo de Andrade Vieira, que, à beira da falência, a devolveu aos Martinez em janeiro do ano seguinte. A “salvação da lavoura” da emissora foi o apresentador Ratinho, que subitamente fez sucesso e elevou a audiência com os programas “Cadeia” e “190 Urgente”.

Em 04/03/96, estrearia a 1ª minissérie da rede: “Irmã Catarina”, com Myriam Rios. A partir de 1999, o palhaço eletrônico Sérgio Mallandro também seria responsável bons pontos de audiência do canal. A parceria da CNT com a TV Gazeta terminou em 01/06/2000.

Crédito obrigatório: Texto retirado do “Almanaque da TV – 50 Anos de Memória e Informação”, Ricardo Xavier (Ed. Objetiva, 2000), com autorização do autor.

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação