Aloísio de Abreu é ator, diretor e autor de peças para o teatro e a televisão. É também diretor de cinema. Ele nasceu na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Seu nome completo é Aloísio de Abreu Pereira da Silva Filho.
Como ator começou em 1991 na TV Globo, fazendo a novela: ” O Dono do Mundo”. Em 97, fez o seriado: “Sai de Baixo”. Em 98: ” Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Em 2004, fez: ” Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Em 2005: ” Quem Vai Ficar Com Mário”. Em 2006: ” Carga Pesada” e em 2008: ” Três Irmãs”.
Como autor de programas de televisão, Aloísio de Abreu foi um redatores do programa que ficou muito tempo no ar, com sucesso: ” A Diarista”. E também colaborou muitas vezes com outro seriado importante: ” Sai de Baixo”
No cinema fez, em 2006: ” Canta Maria”.
Em teatro, onde mais se aprimorou, começou fazendo curso de teatro amador, com Milton Dobi, no Rio de Janeiro. Depois foi chamado para projetos maiores por Maria Clara Machado, Luiz Antônio Martinez Corrêa e Miguel Falabella. Ao lado de Luiz Salém, nos anos 90, criou o espetáculo: ” Subversões”, fazendo versos debochadas de sucessos do MPB. A atriz Márcia Cabrita juntou-se à dupla. .
Aloísio de Abreu é um dos autores do sucesso de teatro: ” Cocegas”.