MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS AUGUSTO STRAZZER


Carlos Augusto Strazzer nasceu na capital paulista, em 04 de agosto de 1945.

Ele foi um dos mais importantes atores das nossas telenovelas nos anos 1970 e 1980, tendo trabalhado primeiro na TV Record e depois na TV Tupi, onde se transformou em um dos seus principais galãs, passando ainda com destaque pela TV Globo, Manchete e Bandeirantes.

O começo foi na TV Record onde ele estreou, em 1970, já chamando a atenção de todos com o personagem Manuel do Alpendre na novela “As Pupilas do Senhor Reitor”, um grande sucesso da emissora na época.

Strazzer ainda faria mais uma novela na Record antes de ir para a TV Tupi, onde estreou em 1972, fez seis novelas e foi guindado ao posto de um dos principais galãs da emissora. 

Foi com trabalhos marcantes na emissora paulista como o Carlos, filho mais velho de dona Lola, em “Éramos Seis”; o Daniel de “O Profeta” e o Albertinho Limonta da versão de 1978 de “O Direito de Nascer”, que ele ficou nacionalmente conhecido e carimbou seu passaporte para a TV Globo, para onde foi em 1980, estreando em “Coração Alado” de Janete Clair.

Na TV Globo, o ator participou de seis novelas e duas minisséries, com destaque para o Ronaldo de “Champagne” em 1983; o estranho Argemiro de “Mandala” em 1987 e o Crespy de “Que Rei Sou Eu?” de 1989. Também teve grande repercussão o Peçanha da minissérie “O Sorriso do Lagarto”, seu último trabalho na TV, em 1991. 

O ator também marcou presença no Teatro em peças como “O Balcão”; “A Moratória”; “Ligações Perigosas” e “Evita”, espetáculo no qual viveu Che Guevara.

No Cinema ele esteve com destaque em “Gaijin, os Caminhos da Liberdade”; “Eles Não Usam Black-Tie” e “Com Licença Eu Vou À Luta” fazendo o par central com Fernanda Torres.

Carlos Augusto Strazzer ficou gravado na cabeça dos telespectadores, pelos galãs que fez nas novelas da TV Tupi e pelos vilões e personagens misteriosos e místicos que defendeu nas novelas e minisséries da TV Globo. Em todos eles, o talento de um ator que foi várias vezes premiado pelos seus trabalhos.

O ator também teve uma passagem rápida pela TV Manchete, onde em 1986 fez parte do elenco da novela “Mania de Querer” e pela TV Bandeirantes, onde viveu Habib, o principal personagem da minissérie “O Cometa”, exibida em 1989.

Strazzer nos deixou muito cedo, em 19 de fevereiro de 1993, com apenas 47 anos de idade, e foi mais um dos artistas vítimas da AIDS, nos anos 1990.  

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação