MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CHIQUINHO BRANDÃO


Francisco de Paula Brandão Bisneto, mais conhecido como Chiquinho Brandão nasceu na cidade de Jaú, interior de São Paulo, em 20 de abril de 1952.

Era ator e músico, e atuou em teatro, cinema e televisão. Era adolescente, quando se mudou para o Rio de Janeiro.

Começou em 1977, na TV Cultura, fazendo o papel de cientista louco Parapopó, no programa “Bambalalão”, e alguns anos depois, atuou na Rede Manchete, na novela “Helena”. Um ano depois foi para a Rede Globo, e lá fez as novelas “Bebê a Bordo” e “Top Model”. Em 1990, fez a minissérie “Riacho Doce” na TV Globo e foi para a TV Manchete, em 1991, na minissérie “O Farol”.

No Cinema, Chiquinho Brandão atuou em vários fimes: “Noites Paraguaias”; “A Marvada Carne”; “Cidade Oculta”; “Anjos da Noite”; “Lua Cheia”; “Beijo 2348/72”; “Real Desejo”; “Inspetor Faustão e o Mallandro” e “El Viaje”.

No Teatro, de 1982 a 1984, Chiquinho trabalhou no Grupo Ornitorrinco, sob direção de Cacá Roset. Fez então a montagem de “Mahagonny Songspiel“, mas seu grande momento foi em “O Amigo da Onça”, em 1988, dirigido por Paulo Betti.

O ator Chiquinho Brandão morreu de um acidente automobilístico na Lagoa Rodrigo de Freitas, em 04 de junho de 1991. Estava com apenas 39 anos de idade. Em sua homenagem há uma sala no Teatro Casa da Gávea, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação