MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EDITH VEIGA


A cantora Edith Veiga nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Juquiá, em 15 de fevereiro de 1939.

Teve uma infância simples, mas com a morte do pai, quando ela estava com quinze anos, mudou-se para a capital com a mãe e a família. Começou então a trabalhar , foi cabelereira e demonstradora de artigos eletrodomésticos.

Gostava de cantar e começou a freqüentar programas de calouros. Foi ao programa: “O Telefone está Chamando” e “ A Hora do Pato”. Em 1961, ganhou o 2º lugar no programa importante: “ A Voz de Ouro ABC’, que era líder de audiência da TV Record de São Paulo, onde cantou: “ Castigo”, de Dolores Duran. Por sorte, seu canto foi ouvido pelo diretor da Gravadora Chantecler, que se chamava Diogo Mulero, o Palmeira. Ele gostou da voz de Edith Veiga e a contratou. Começou então a vida profissional da cantora Edith Veiga.

Seus discos: Sua primeira gravação foi o bolero: “ Faz-me Rir” e o fox: “ Never On Sunday”, “ Faz-me Rir” fez tanto alarde, que vendeu 500 mil cópias e se tornou o sucesso de Edith, em toda a sua carreira. Em seguida gravou: “ De Quem Estás Enamorado” e a balada: “ Rumores”. Gravou depois o samba: “ Volta” e o bolero: “Minha Vida Está Em Tuas Mãos”. Essas suas gravações foram depois incluídas em um compacto duplo.No mesmo ano, a Chantecler lançou o LP: “ Faz-me Rir e Outros Sucessos”. Em 1962, Edith Veiga, então como compositora, gravou: “ Saia da Frente”. De um lado estava o bolero: “ Sozinha”. Nesse disco fez sucesso: “ Acho Graça”, que era tocada na novela da TV Tupi: “ A Canção Que a Noite Levou”. Edith Veiga chegou a atuar na novela.

Em 1963, já considerada uma das melhores cantoras brasileiras, Edith fez shows no Japão, e em muitos países da América do Sul e da Europa.

Nesse ano lançou o LP: “ Noite Sem Ninguém”. Passou também a apresentar no Canal 2,.de São Paulo, o programa: “ Edith Veiga em 2 Tempos”, onde ela recebia personalidades e cantava.

Em 1967, Edith casou-se e depois teve sua primeira filha. Com isso afastou-se um pouco da carreira artística.

Só retornou a gravar em 1972, pela gravadora “ Sinter”, onde fez dois compactos simples. Em 1974, lançou o LP: “ Edith Veiga”. Na década de 70, apareceu nos programas de TV: “ Clube dos Artistas”,” Globo de Ouro”, “ Silvio Santos”, “ Chacrinha”. Sua Música: “ Menino” foi incluída no filme: “ A Força do Sexo”, Em 1976, lançou: “ Eu Te Amei, Eu Te Amo, Eu Sempre Te Amarei”.

Apresentou-se no “ Carnegie Hall”, dos Estados Unidos, em 1980. E gravou em Nova York, dois clips para o programa: “ Fantástico’. Em 82, gravou: “ Pensando em Ti”, Em 87, gravou: “ Como Se Fosse” Em 88, lançou o LP: “ Começo de Vida”.

Em 1987, Edith Veiga casou-se pela segunda vez e o marido impôs que deixasse a arte. Foi morar em sua cidade natal. Mas em 2001, voltou à carreira artística. Em 2003, lançou: “ Edith Veiga Canta Amália Rodrigues”. Em 2004, o selo “ Revivendo” relançou: “ Faz-me Rir”. Em 2006, comemorando 46 anos de carreira , lançou o CD: “ O Sucesso de Edith Veiga” e a coletânea: “ Warner 30 anos”. Num show no Teatro Augusta, em São Paulo, os discos foram lançados.

Na década de 60 e 70, ficou conhecida como a “ Rainha do Bolero”. Atualmente a cantora se apresenta em shows, em que faz retrospectiva de toda a sua carreira. Gravou um novo CD com músicas de sua autoria.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação