MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EVA NIL


Eva Comello, mais conhecida com o nome artístico de Eva Nil, nasceu na cidade do Cairo, no Egito, em 25 de junho de 1909.

Ela veio para o Brasil em 1914, na companhia do pai, que fugia da Primeira Guerra Mundial.

Fez seus primeiros contatos com a arte cinematográfica em 1925, quando seu pai, Pedro Comello, realizou com Humberto Mauro o curta-metragem “Valadião, o Cratera”, ainda em 9,5 mm.

Em Cataguases, no interior de Minas Gerais, onde vivia, Eva participou como estrela dos filmes “Na Primavera da Vida”, o primeiro longa de Humberto Mauro; “Senhorita Agora Mesmo”, dirigida pelo próprio pai; “Tesouro Perdido” e o clássico do cinema nacional, “Barro Humano”, também de Humberto Mauro, realizado no Rio de Janeiro, em 1928.

De personalidade forte, resolve abandonar a carreira em 1929, segundo ela por não concordar com o amadorismo do cinema no Brasil. Passou a cuidar do estúdio fotográfico do seu pai, em Cataguases.

Fez poucos filmes, mas se transformou na musa do cinema mudo brasileiro e morreu aos 81 anos e solteira, em Cataguases, Minas Gerais, em 15 de agosto de 1990.

Para muitos ela foi a Greta Garbo tupiniquim.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação