MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FERNANDO AMARAL


Luiz Fernando Amaral Coelho, nasceu na cidade litorânea de Santos, em 1º de outubro de 1932.

Além de ator, Fernando Amaral foi ainda diretor e fotógrafo de cinema, além de autor de comerciais de televisão que ficaram famosos,entre os quais, um sobre caderneta de poupança, que ficou no ar por muitos anos.

Em Cinema, Fernando Amaral foi ator e diretor. Como ator, fez os filmes “O Anjo da Noite”; “O Desejo” e “Paixão e Sombras”, todos dirigidos por Wálter Hugo Khouri. Como diretor, estreou em 1969, dirigindo “A Penúltima Donzela”, e depois realizou  “Gaudêncio, o Centauro dos Pampas” e  ainda um episódio de “Quatro Contra ao Mundo“.

Fernando Amaral foi ainda profissional de Televisão, onde estreou em 1957 no “Teatro Câmera Um” na TV Tupi. Fez o seriado “Ciranda, Cirandinha” e as novelas “Maria, Maria”; “Dancin’ Days”; “Água Viva” e “Roque Santeiro” e as minisséries “Anos Dourados” e “O Sorriso do Lagarto”, todas na TV Globo. Esteve também na TV Manchete, onde fez a novela “Helena“.

Fernando Amaral morreu repentinamente, de parada cardíaca em função de um câncer, em 15 de julho de 1992, aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação