Gláucio Guimarães Gil nasceu em 1º de setembro de 1932.
Ele foi ator e dramaturgo e atuou em teatro e televisão.
Foi o fundador do Teatro Santa Rosa, na cidade do Rio de Janeiro, ao lado de Hélio Bloch e de Léo Jusi, no início dos anos 1960.
Começou na década de 1940, ainda bastante jovem, no Conservatório Nacional de Teatro, e ali conheceu Léo Jusi, de quem se tornou muito amigo.
Como dramaturgo escreveu peças que são montadas até hoje com grande sucesso como: “Toda Donzela Tem um Pai que é Uma Fera” e “Procura-se uma Rosa”.
Em televisão, foi entrevistador e apresentador na Rede Globo do programa “Show da Noite”, um precursor do estilo talk show, e que tinha a produção de Domingos de Oliveira.
No início dos anos 1960 foi relações públicas da revista “O Cruzeiro”, onde conheceu e se tornou amigo de Ziraldo. A revista tinha grande tiragem para a época e ele também se tornou amigo de Nelson Rodrigues.
A atriz Íris Bruzzi conta sobre Glauco: “Ele mimava os atores demais. Nas matinées, às quintas e domingos, após o espetáculo, servia-nos um farto bufê. E nos dava rosas, bilhetinhos carinhosos, pagamentos extras constantes”.
Em 13 de agosto de 1965, Gláucio Gil teve um ataque cardíaco fulminante e veio a falecer diante das câmeras, pois estava apresentando o programa “Show da Noite”. Uma multidão acompanhou o seu enterro no Rio de Janeiro. Ele estava com apenas 33 anos.