Glória Menezes chama-se Nilcedes Soares Magalhães e nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1934.
Ela já morava na capital paulista quando terminou a Escola de Arte Dramática, com notas altíssimas. Sua carreira profissional teve início na TV Tupi de São Paulo em 1959, na peça “Um Lugar ao Sol”, sob direção de Dionísio Azevedo. Depois fez vários trabalhos, entre os quais, “A Estranha Clementina”. Sua bonita voz, dicção perfeita e forte personalidade marcavam sua presença. Foi logo considerada uma grande atriz por Cassiano Gabus Mendes, o diretor artístico da Televisão Tupi. Ela, na ocasião era casada, com uma pessoa que não era do meio artístico, um primo distante e tinha dois filhos: Maria Amélia e João Paulo.
Em 1962, ela estrelou no Cinema o premiado “O Pagador de Promessas“, ao lado de Leonardo Vilar e Geraldo Del Rey, e dirigida por Anselmo Duarte. O fime foi um sucesso internacional, ganhando a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.
Nessa época ela se divorciou e logo depois começou a namorar e se casou com o galã Tarcisio Meira, que também estava no início da carreira. Foi ao lado de seu segundo marido para a TV Excelsior estrelar a primeira novela diária da televisão brasileira, “2.5499 – Ocupado”, de Dulce Santucci. Glória ficou na TV Excelsior até 1967, fazendo novelas de sucesso como “A Deusa Vencida”; “Almas de Pedra” e “O Grande Segredo”.
Em 1968, ela e Tarcísio passaram para a TV Globo, onde não mais saíram. Na emissora carioca ela estreou em “Sangue e Areia“, e depois vieram “Passos do Vento”; “Rosa Rebelde”; “Irmãos Coragem”, “O Homem que deve Morrer”; “Cavalo de Aço”; “O Semideus”; “O Grito”; “Espelho Mágico”, “Pai Herói” ; “Jogo da Vida”; “Guerra dos Sexos”; “Corpo a Corpo”; “Brega e Chique”; “Rainha da Sucata”; “Deus nos Acuda”; “A Próxima Vítima”; “Torre de Babel”; “Da Cor do Pecado”; “A Próxima Vítima”; “Porto dos Milagres”; “O Beijo do Vampiro”; “Senhora do Destino”; “Páginas da Vida”; “A Favorita”; “Jóia Rara” e “Totalmente Demais”.
No Cinema, ao lado de Tarcísio Meira fez o filme “Independência ou Morte”, de muito sucesso e “O Descarte”, tendo o cantor Ronnie Von como seu par romântico. Ainda na grande tela ela marcou presença nos filmes: “O Caçador de Esmeraldas”; “Para Viver um Grande Amor” e “Se Eu Fosse Você”.
Apesar da atuação constante na TV e dos filmes realizados, Glória Menezes também se destacou nos palcos nacionais em grandes montagens que lhe valeram alguns prêmios de melhor atriz como “Vagas para Moças de Fino Trato”; “Tudo Bem no Ano Que Vem”; “Um Dia Muito Especial”; “Jornada de um Poema” e “Ensina-me a Viver”.
Ela tem um filho com o ator Tarcísio Meira, o também ator Tarcísio Filho e é considerada uma das melhores, mais premiadas e mais queridas atrizes brasileiras.