MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HÉLIO OITICICA


Helio Oiticica nasceu em 26 de julho de 1937, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele era pintor, escultor e artista plástico e neto de José Oiticica, um professor e filólogo autor do livro “O anarquismo ao alcance de todos”. 

Em 1947, com 10 anos de idade, transferiu-se com a família para  Washington, capital dos Estados Unidos, em virtude de seu pai ter recebido uma bolsa da Fundação Guggenheim. Voltou para o Brasil em 1954, quando iniciou estudos de arte no Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM.

Adotou o relevo em sua obra e investiu na arte ambiental. Ele criou o “Parangolé” que ele definia como a “antiarte por excelência”.  O Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só com o movimento de quem o veste revela plenamente suas cores, formas, texturas e mensagens.

Foi também Hélio Oiticica quem fez Tropicália, que não só inspirou o nome, mas também ajudou a consolidar uma estética do movimento tropicalista na música brasileira, nos anos 1960 e 1970. Inovador das Artes Visuais Brasileiras, é considerado o principal artista tropicalista em nossas Artes Plásticas.

Faleceu prematuramente em sua cidade natal em 22 de março de 1980, aos 42 anos de idade, e está sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação