Jair Rodrigues de Oliveiranasceu em Igarapava , interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939.
Foi criado na cidade de Nova Europa, onde morou até 1954. Mudou-se depois paraSão Carlos, onde começou sua carreira musical. Essa cidade possuía vidanoturna e era boa, para quem gostava de cantar . Cantava às vezestambém na Rádio São Carlos. Mas ele resolveu mudar-se para acapital com o irmão mais velho e começou cantando em programas decalouros. Já era o ano de 1962, quando conseguiu gravar seu primeiro disco.
Passou então a fazer parte da televisão e não só do rádio. Logo em seguida,nesse mesmo ano, foi com o conjunto: os Originais do Samba à Suécia fazer umaexcursão, e participou de um programa de televisão em cores, naquele país. Devolta ao Brasil, em 1965, estava contratado pela TV Record e teve afelicidade de se lançar, junto com Elis Regina, no programa: “O Finoda Bossa”. Foi o maior sucesso. Foi nessa época que Solano Ribeiro iniciouos Festivais de Música Brasileira. Estavam com ele também Nilton Travesso eManoel Carlos. Esse foi o segundo festival,pois o primeiro tinha sido na TV Excelsior, e a vencedora foi Elis Regina, com a música :”Arrastão”. Jair havia participado, mas, segundo ele próprio, sua música era fraquinha. No da Record, ele veio com :”Disparada”, e levou o primeiro prêmio, pois sua interpretação da grande música de Geraldo Vandré, foi um verdadeiro impacto. A interpretação de Jair, a percussão , os instrumentos rústicos, tudo somou para o aplauso total. Verdadeira ovação. Jair estava consagrado. Ele já vinha de um sucesso , com o seu :”Deixa que digam, que pensem…”, mas seu reconhecimento como grande cantor, apareceu depois de “Disparada”.
Jair Rodrigues teve uma enorme discografia, que começou em 62. Gravou depois: Vou de Samba com Você; O Samba como ele é; Dois na Bossa; O sorriso do Jair; Dois na Bossa -número 2; Dois na Bossa-número 3; Jair; Menino da Alegria; Jair em Todos os Sambas; Jair em todos os Sambas- número 2; Talento e Bossa de Jair Rodrigues; Ë isso aí; Festa para um Rei Negro; Com a Corda Toda; Orgulho de um Sambista;Abra um Sorriso Novamente; Jair Rodrigues Dez Anos Depois;Ao Vivo no Olympia de Paris;Eu Sou o Samba; Minha Hora e Vez; Estou com o Samba e Não Abro; Pisei Chão; Antologia da Seresta; Couro Comendo; Estou lhe Devendo um Sorriso; Antologia da Seresta- número 2; Alegria de um Povo; Jair Rodrigues de Oliveira; Carinhoso; Luzes do Prazer; Jair Rodrigues(1985); Jair Rodrigues(1988); Lamento Sertanejo; Viva Meu Samba; Eu sou…Jair Rodrigues; De Todas as Bossas;500 Anos de Folia; 500 Anos de Folia- volume 2; Intérprete; A Nova Bossa; Alma Negra; Jair Rodrigues- Programa Ensaio e Festa Para Um Rei Negro.
Jair Rodrigues fez carreira internacional. Cantou em toda a Europa, Estados Unidos e Japão.
Casado sempre com a bonita Claudine, Jair Rodrigues é pai da cantora Luciana Mello e do músico Jair de Oliveira. Sempre admirado por sua voz magnífica e sua grande alegria, faleceu repentinamente em 8 de maio de 2014, aos 75 anos.