MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JAIR RODRIGUES


Jair Rodrigues de Oliveiranasceu em Igarapava , interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939.

Foi criado na cidade de Nova Europa, onde morou até 1954. Mudou-se depois paraSão Carlos, onde começou sua carreira musical. Essa cidade possuía vidanoturna e era boa, para quem gostava de cantar . Cantava às vezestambém na Rádio São Carlos. Mas ele resolveu mudar-se para acapital com o irmão mais velho e começou cantando em programas decalouros. Já era o ano de 1962, quando conseguiu gravar seu primeiro disco.

Passou então a fazer parte da televisão e não só do rádio. Logo em seguida,nesse mesmo ano, foi com o conjunto: os Originais do Samba à Suécia fazer umaexcursão, e participou de um programa de televisão em cores, naquele país. Devolta ao Brasil, em 1965, estava contratado pela TV Record e teve afelicidade de se lançar, junto com Elis Regina, no programa: “O Finoda Bossa”. Foi o maior sucesso. Foi nessa época que Solano Ribeiro iniciouos Festivais de Música Brasileira. Estavam com ele também Nilton Travesso eManoel Carlos. Esse foi o segundo festival,pois o primeiro tinha sido na TV Excelsior, e a vencedora foi Elis Regina, com a música :”Arrastão”. Jair havia participado, mas, segundo ele próprio, sua música era fraquinha. No da Record, ele veio com :”Disparada”, e levou o primeiro prêmio, pois sua interpretação da grande música de Geraldo Vandré, foi um verdadeiro impacto. A interpretação de Jair, a percussão , os instrumentos rústicos, tudo somou para o aplauso total. Verdadeira ovação. Jair estava consagrado. Ele já vinha de um sucesso , com o seu :”Deixa que digam, que pensem…”, mas seu reconhecimento como grande cantor, apareceu depois de “Disparada”.

Jair Rodrigues teve uma enorme discografia, que começou em 62. Gravou depois: Vou de Samba com Você; O Samba como ele é; Dois na Bossa; O sorriso do Jair; Dois na Bossa -número 2; Dois na Bossa-número 3; Jair; Menino da Alegria; Jair em Todos os Sambas; Jair em todos os Sambas- número 2; Talento e Bossa de Jair Rodrigues; Ë isso aí; Festa para um Rei Negro; Com a Corda Toda; Orgulho de um Sambista;Abra um Sorriso Novamente; Jair Rodrigues Dez Anos Depois;Ao Vivo no Olympia de Paris;Eu Sou o Samba; Minha Hora e Vez; Estou com o Samba e Não Abro; Pisei Chão; Antologia da Seresta; Couro Comendo; Estou lhe Devendo um Sorriso; Antologia da Seresta- número 2; Alegria de um Povo; Jair Rodrigues de Oliveira; Carinhoso; Luzes do Prazer; Jair Rodrigues(1985); Jair Rodrigues(1988); Lamento Sertanejo; Viva Meu Samba; Eu sou…Jair Rodrigues; De Todas as Bossas;500 Anos de Folia; 500 Anos de Folia- volume 2; Intérprete; A Nova Bossa; Alma Negra; Jair Rodrigues- Programa Ensaio e Festa Para Um Rei Negro.

Jair Rodrigues fez carreira internacional. Cantou em toda a Europa, Estados Unidos e Japão.

Casado sempre com a bonita Claudine, Jair Rodrigues é pai da cantora Luciana Mello e do músico Jair de Oliveira. Sempre admirado por sua voz magnífica e sua grande alegria, faleceu repentinamente em 8 de maio de 2014, aos 75 anos.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação