MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO DA BAIANA


João da Baiana, nascido em 1887 e falecido em 1974, tem como nome de registro João Machado Guedes. Ele nasceu na Rio de Janeiro e foi o primeiro a introduzir o pandeiro, no samba brasileiro. Instrumentista, cantor e passista, aos 10 anos já saía nos ranchos carnavalescos da cidade. Tinha samba nas veias. Foi também o primeiro ritmista, que se apresentou raspando a faca no prato.

João da Baiana aprendeu samba com sua mãe, Perciliana de Santo Amaro, uma das ” tias” baianas, imperadora dos músicos sambistas cariocas.

As primeiras composições de João da Baiana foram: ” Pelo Amor da Mulata”, de 1923; ” Mulher Cruel”, de 1924, que ele compôs, ao lado de Donga e Pixingujinha. No mesmo tempo, João entrou no rádio, tocando pandeiro e prato e faca. Esteve em diversas emissoras. Fez parte dos grupos: Velha Guarda e Diabos do Céu, em 1932.

Em 1940, foi escolhido por Villa-Lobos, para participar das gravações , que foram realizadas no navio Uruguai, sob a regência do famoso maestro Leopold Stokoviski.

Teve uma composição sua,o jongo:” Quê Que Rê Quê Quê”, escolhida entre 16 músicas selecionadas, para a edição americana da Columbia, intitulada: ” Native Brazilian Music”, que foi produzida com dois álbuns.

Em 1954, a Velha Guarda, revivida por Almirante, voltou a se apresentar e a gravar, até 1958.

Em 1968, já com 81 anos, João da Baiana gravou com Pixinguinha e Clementina de Jesus: ” Gente da Antiga”. Nesse disco, João da Baiana canta a chula raiada: ” Cabide de Molambo”, que foi composta em 1932 e o samba de roda: ” Batuque na Cozinha”.

Por tudo isso, João da Baiana é um nome muito celebrado pelos estudiosos das raízes da música nacional.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação