MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO MIGUEL


O ator João Miguel nasceu em 1 de janeiro de 1970, na cidade de salvador , capital baiana.

Começou sua carreira ainda menino. Estava com nove anos de idade, quando participou do programa: “Bombom Show”, de Nonato Freire. Com 13 anos, fez uma peça de teatro, como ator principal, que foi:” A Viagem de Um Barquinho”. Depois passou a trabalhar em circo. Gostava tanto do que fazia, que junto a outras crianças, apresentou peças em escolas, hospitais públicos. favelas, cidades do interior da Bahia, etc.

Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro e foi estudar teatro na CAL- Casa das Artes de Laranjeiras. Ali conheceu Luiz Carlos Vasconcelos, ator e diretor do “Grupo Piolim”. Em seguida João Miguel foi para João Pessoa, onde se aperfeiçoou no trabalho circense Depois acompanhou Luiz Carlos Vasconcelos , por todo o Brasil e o mundo, fazendo a peça: ” O Vau da Sarapalha”. Depois , fez o monólogo: ” O Bispo”, trabalho que o consagrou e lhe rendeu vários prêmios. Foi, em seguida, convidado para fazer o filme: “Aspirinas e Urubus”, com o qual ganhou prêmios, inclusive no Festival de Cinema de Cannes, como Melhor Ator.

Tendo já participado de mais de 15 filmes de longa metragem, João Miguel é hoje considerado um dos melhores atores do Brasil.

Em televisão, começou em 2002, fazendo: ” Pastores da Noite”. Em 2005, fez, na Rede Globo: ” Carandiru e Outras Histórias”. Em 2007, fez a minissérie: ” Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, ” Te Quiero América”, ” A Grande Família” e ” Antônia”. Em 2008, fez: ” Casos e Acasos” e ” Ó Paí Ó”. Em 2009: ” O Louco dos Via- Dutos”. Em 2011, a novela: ” Cordel Encantado” e o seriado “Força Tarefa”. Em 2013, a microssérie “O Canto da Sereia”. Em 2014, o seriado “A Teia”. E em 2015, o seriado “Felizes para Sempre?”.

Em cinema, fez: Em 2005: ” Eu Me Lembro”, ” Cidade Baixa”,” Cinema, Aspirinas e Urubus”. Em 2006, fez: “O Céu de Suely”. Em 2007: ” Mutum ” e ” Estômago”. Em 2009: ” Hotel Atlântico” e Bonitinha mas Ordinária” Em 2010: ” Jardim das Folhas Sagradas”.Em 2012, “Xingu” (que foi exibido como minissérie na TV Globo”. E em 2013, “Gonzaga – de Pai para Filho” (que também foi exibido como minissérie na Globo).

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação