MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ RICARDO


O nome de José Ricardoera José Alves Tobias. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de março de 1939. E faleceu em 11 de março de 1999. Ele foi cantor e compositor. Integrou o movimento da “ Jovem Guarda”.

José Ricardo nasceu no bairro da Tijuca. Aos 10 anos, mudou-se com os pais para o IAPI-Penha, onde o pai ganhou, por sorteio, um apartamento financiado

José Ricardo começou a cantar em rádio ainda pequeno, apresentando-se no programa: “ Rítmos da Polícia Militar”, na Rádio Guanabara. Sua avó materna era italiana e o incentivava a cantar. Depois o menino foi cantar no programa de Isaac Zaltman, na Rádio Mauá.

Ai ocorreu sua primeira gravação. Ele foi fazer um teste na “ RCA-Victor”, onde cantou o sucesso de Altemar Dutra: “ Tudo de Mim”, em 1963. Foi tão bem , que recebeu o “ Prêmio Revelação do Ano”, da “ Revista do Rádio”. E foi contratado pela RCA. Gravou um compacto simples: “ Eu Que Amo Somente Ti”, uma versão da música italiana de Sérgio Endrigo. A gravação foi hit em vários programas. Foi tocada até no programa de César de Alencar: “Grande Parada”

Em 1965, foi lançado o LP: “ Eu Que Amo Somente a Ti”. José Ricardo, a seguir, participou do LP: “ Rio de Janeiro- 400 anos”, interpretando: “Rio de Janeiro” e “ Terra Carioca”. Foi chamado pra atuar em diversos programas importantes de rádio e TV do Rio.

Ainda na década de 60, cantou no programa de José Messias, na Rádio Guanabara, que se chamava: “ Encontro Com os Brotos”. Nessa mesma época, São Paulo também estava ligando-se á música jovem. José Ricardo cantou: “ Festa de Arromba” e sua carreira estourou. Fez centenas de gravações, mais de 60 compactos simples e duplos, fez LPs e CDs

.Cantou no programa” Jovem Guarda”, de Roberto Carlos. Mas como tinha voz possante, não se limitou a isso. Cantou também músicas de carnaval. E fez várias temporadas no exterior. Sua voz possante marcou demais. Gravou discos em espanhol. Foi homenageado em Portugal e na Espanha

Em 1991, ele lutou para organizar bailes populares na Cinelãndia, centro do Rio. E se tornou uma pessoa ligada ao bem do próximo. Não houve um cantor em situação de miserabilidade, que não obtivesse dele uma ajuda.

Como exemplo, junto a sua própria família, assumiu as irmãs Linda e Dircinha Batista, que estavam em estado de necessidade. E assim fez com muitos outros.

Mas veio uma doença grave, que o levou cedo. Ele estava com apenas 60 nos, quando faleceu de câncer. Foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e quando o carro do Corpo de Bombeiros levava seu corpo, inúmeros fãs e amigos o saudavam e choravam. Uma multidão o aplaudia.

Em 2000, por sua arte e sua história de vida pois ajudou a inúmeros colegas, seu nome foi dado á FUNJOR- Fundação Sócio- Cultural José Ricardo.

Ele foi realmente um exemplo de vida.

 

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação