Seu nome completo é Leci Brandão da Silva. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1944, no bairro de Madureira, mas foi criada em Vila Isabel. Por ser pobre, trabalhava de dia e estudava à noite. Por ser muito inteligente, sempre foi boa aluna. É cantora e compositora. Tem muitos discos gravados. É também política, tendo sido eleita deputada estadual, em São Paulo, pelo PC do B- Partido Comunista do Brasil, com mandato de 2010 a 2014.
Em 1970, Leci Brandão, na sua cidade natal, começou a participar da ala de compositores da Escola de Samba da Mangueira. Foi a primeira mulher a fazer isso. No decorrer de sua vida, gravou 20 álbuns e três compactos.
Em 1980, participou do Festival MPB- Shell, promovido pela Rede Globo, com a música: “ Essa Tal Criatura”. Em 1995, Leci foi a interprete da “ Acadêmica de Santa Cruz”.
Leci também é atriz. Fez, na TV Manchete, uma participação na novela: “Xica da Silva”.
Em 1974, Leci gravou seu primeiro compacto simples, para a “ Discos Marcus Pereira”. Em 1975, gravou seu primeiro LP e recebeu prêmios da crítica. Por questões políticas, ficou alguns anos sem gravar. Então ela aproveitava para cantar em eventos sociais, em eventos a favor dos gays,dos índios, das prostitutas, dos estudantes, enfim, sempre por causas sociais. Ela é cantora das comunidades e se orgulha disso.
Também em 1975, participou do Festival “ Abertura”, da Rede Globo e foi finalista, com o samba: “ Antes Que Eu Volte a Ser Nada”. Em 1976, ela assinou com a “ Poligyam”, quando gravou: “ A Questão de Gosto”. Em 77, gravou: “Coisas do Meu Pessoal”. Em 1977, participou do “ Projeto Pixinguinha”. Em 78, gravou o LP: “ Metades”. Em 1980, gravou: “ Essa Tal Criatura”.
Em 1982, foi rescindido seu contrato com a “ Polygram”, por seus temas políticos e Leci resolveu seguir, sem mais gravar. Em 1983, ela foi convidada a fazer apresentações na Dinamarca e no Carnaval em Kopenhagen. Cantou ainda em Montmartre. Depois foi para a África e cantou na Rádio Nacional de Ângola. Depois no Festival de Luanda. E ainda em Paris.
Antes de tudo isso, Leci foi funcionária da DATAMEC, da TELERJ, e da Faculdade GAMA FILHO.
Em 1987,ela gravou o LP: “ Dignidade “ e “ Dedicado a Yansã”. Em 1988, gravou: “ Um Beijo No Seu Coração” ; Em 89, outro sucesso: “ As Coisas Que Mamãe Me Ensinou”. Em 90, lançou: “ Cidadã Brasileira”. Em 92: “Comprometida”.Em 93, pela RGE, lança o CD: “ Atitude” e pela SOM LIVRE: “Um Ombro Amigo”
.De 1994, para a frente, Leci Brandão passou a ser comentarista dos carnavais brasileiros, pela Globo.
Em 1995, Leci gravou: “ Anjos da Guarda”. Em seguida, seu 15º disco: “Somos da Mesma Tribo”.
Em 1997, a cantora recebeu o título de “ Cidadã Paulistana”, por iniciativa do vereador Ítalo Rossi.
Em 1998, participa do CD: “ Os Melhores do Ano”. Grava, a seguir, :” Auto- Estima”, pela gravadora TRAMA.
E, 1999, ela foi comentarista de carnaval, pela Rádio Cidade de São Paulo(96- GM) e pela Rádio Transcontinental. E repete isso no ano 2000,
A seguir, começa a apresentar o programa: “ Universidade do Samba”, pela Rádio Mania-FM- RJ.
Em 2001, é a primeira mulher a fazer produção musical , pela Rede Globo, da série : “ Brava Gente”. Em 2002, participa do show de vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2004, a cantora participa do show: “ 500 Anos da Cidade” e fez várias gravações. A carreira de Leci volta a florescer.
Em 2005, ela amadrinhou a Escola de Samba Mancha Verde, de São Paulo.
Em 2006, ela cantou o Hino Nacional Brasileiro, no “ Forum Mundial Social”, em Barra do Chuí, no Rio Grande do Sul. No mesmo ano, entre outras atividades, a convite de Jorge Aragão, cantou em Montreaux, na Suiça. Gravou o CD: “ Alternativas” e cantou no “ Festival Mundial de Povos Africanos”, em Salvador e em Brasília.
Em 2007, ela cantou no show pela posse do 2º mandato do presidente Lula. Em 2008, Leci grava: “ Eu e o Samba”.E continua como comentarista dos desfiles de carnaval, pela Rede Globo de Televisão.
Por sua inteligência,competência e determinação, Leci Brandão é muito respeitada por toda a classe artística.