O nome completo do cantor Luiz Ayrão é Luiz Gonzaga Kedi Ayrão. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1942. É cantor, compositor e escritor. Nasceu no bairro de Lins de Vasconcelos. É filho do músico e compositor Darcy Ayrão, que viveu de 1915 a 1955 e então o menino Luiz cresceu num ambiente inteiramente musical. Na casa de um tio de Luiz, que era saxofonista, aconteciam sempre reuniões musicais, onde Luiz ia com o pai. E ali muitas vezes estavam Pixinguinha e João da Baiana, que tocavam músicas do “professor Ayrão”, como eles o chamavam. E assim, quando estava com 20 anos, Luiz já conhecia também Ataulfo Alves, Humberto Teixeira, Oswaldo Santiago, Alcir Pires Vermelho.
Embora fosse apaixonado por música, Luiz estudou e se formou em Direito, tendo atuado muitos anos como advogado, além de ter sido advogado e procurador do BEG- Banco do Estado da Guanabara.
Em 1963, teve sua primeira música gravada” Só Por Amor”, cantada por Roberto Carlos. O mesmo cantor gravou em 1966: “Nossa Canção”, de Luiz Ayrão.. Nessa ocasião, vários cantores gravaram suas composições. Em 1968, Luiz participou do festival: ” O Brasil Canta No Rio”, da TV Excelsior, com a música: “Liberdade…Liberdade”., pela gravadora RCA Victor. Em1969, gravou mais três compactos simples, pela mesma gravadora. Foram eles: ” Vou e Duvido”, ” Igreja Vazia” e ” As Margens do Rio”. Gravou ainda; ” Hoje Está Fazendo Um Mês”,” Foi a Noite”,”Sozinho na Multidão”, ” Seis e Dez”, e ” Puxa Que Luxo”. Em 1970, Ciro Monteiro gravou: ” Por Isso Eu Canto Assim”. E Roberto Carlos gravou: ” Ciúme de Você”.
Em 1973, Luiz Ayrão gravou: “Porta Aberta”, que foi considerada seu primeiro sucesso como cantor. Logo depois, ele gravou: ” No Silêncio da Madrugada’ e novamente ” Porta Aberta”, em LP. Em 1974, gravou: “Bola Dividida”, de sua autoria e ” Saudade da República”, de Artúlio Reis. Nessa época mudou-se para São Paulo e começou a cantar na ” Catedral do Samba”, ao lado de Pery Ribeiro e Leny Andrade.
Luiz Ayrão então ficou empresário. Fundou três casas de shows, que fizeram sucesso. Foram elas: Canecão Anhembi, Sinhá Moça e Modelo da Liberdade, onde se apresentaram os principais cantores da época. Em 1976, Luiz Ayrão regravou: ” Nossa Canção” e várias outras músicas. Nesse LP, destacou-se: “Quero Que Volte”, Em 1977, gravou: ” Meu Caro Amigo”, de Chico Buarque e Francis Hime. Em 1978, o cantor gravou; ” O Povo Canta”, com as músicas: ” Jogo Perigoso”, ” Amor Dividido”, ” Violão Afinado”, “Meu Anjo”. Em 1979, gravou seu maior sucesso: ” A Saudade que Ficou e ” Lencinho”, disco no qual participou o coral ” Canarinhos de Petrópolis”. Em 1980,gravou: ” De Amigo Pra Amigo”, ” Coração Solitário”, ” Moradia”, ” Súbita Paixão”, ” Eu Vou Te Procurar”. No mesmo 1980, lançou para o mercado latino: ” Los Amantes”, que fez sucesso. Em 81, lançou: ” Coração de Criança”, em que participaram:” As Meninas Cantoras de Petrópolis”. Destacou-se então a música: ” Meu Canarinho”, dedicada à Seleção Brasileira de Futebol, com o qual o cantor ganhou o Disco de Platina. Em 1983, gravou: ” Quem Não Tem Esperança Não Tem Horizonte”. Em 84: ” Alegria Geral” e ” Samba da Crista”. Em 87: ” Amanheci”. e ” De Todos Os Cantos”. Em 88: ” O Povo Canta”. Em 1990: ” Luiz Ayrão”. Em 93: ” Samba Brasil”. Em 96: ” A Personalidade do Samba”. Em 99: ” Raízes do Samba”. Em 2003: ” Inéditas e Sucessos Ao Vivo”. E em 2008: ” A Vida É Uma Festa”.
Grande compositor, grande músico, grande nome artístico nacional, Luiz Ayrão já esteve em muito mais do que 5000 shows. Já recebeu muitas homenagens, muitos discos de ouro e de platina. É um expressivo nome no cenário musical do Brasil.