Luma de Oliveira nasceu em 10 de dezembro de 1964, na cidade de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro.
Foi criada na cidade de Niterói e estreou como modelo aos 16 anos, seguindo os passos da irmã mais velha, a atriz Ísis de Oliveira. Como modelo realizou trabalhos na Alemanha, na França e no Japão.
Ganhou notoriedade, no entanto, ao se transformar em musa de desfiles de carnaval por diversas escolas do Rio de Janeiro. Foi madrinha da bateria, pela primeira vez, em 1987, na Caprichosos de Pilares. Desfilou também pela Mangueira, Tradição, Unidos de Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela.
Foi cinco vezes capa da revista “Playboy” e uma vez da revista “VIP”, sendo também eleita pela revista “IsotÉ Gente”, a mulher mais sexy do Brasil em 2001.
Como atriz, Luma de Oliveira participou de duas novelas da TV Globo: a aspirante a modelo Dedé em “O Outro”, de Aguinaldo Silva e a garota de programa Ana Maria em “Meu Bem, Meu Mal” de Cassiano Gabus Mendes.
No Cinema fez dois filmes com Renato Aragão e Dedé Santana, os Trapalhões e protagonizou o filme “Boca de Ouro”, ao lado de Tarcísio Meira e dirigida por Wálter Avancini.
Como empresária atuou no ramo de cosméticos e também fez diversos comerciais de televisão.
Foi casada com o empresário de mineração Eike Batista por 13 anos e teve dois filhos. O casal se separou em 2004, depois de vários escândalos.