Marcus Vinicius nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1946.
O ator estreou primeiro nos palcos, em 1960, ainda muito jovem, na peça “Plantão 21″, e depois participou da montagem de “Orfeu Negro” em 1973.
Em 1974, estreou no Cinema em “As Cangaceiras Eróticas”, atuando depois em “Lucíola, o Anjo Pecador”; “Xica da Silva”; “Barra Pesada”; “Batalha dos Guararapes”; “O Cortiço”; “Eu Matei Lúcio Flávio”; “Bye Bye Brazil”; “Parceiros da Aventura”; “Prá Frente Brasil”; “Índia,a Filha do Sol”; “Gabriela”; “Memórias do Càrcere”; “Nunca Fomos Tão Felizes”; “Pedro Mico”; “Chico Rei” e “Fica Comigo”, este último em 1998.
Na Televisão, onde começou no programa “Os Trapalhões”, em 1978, na TV Globo, ele também participou do seriado “Plantão de Polícia“; da novela “Feijão Maravilha“; da minissérie “Lampião e Maria Bonita” e das novelas “Pão Pão, Beijo Beijo”; “Um Sonho a Mais” e “Cambalacho”, todas na emissora.
Foi para a TV Manchete em 1986, e lá atuou nas novelas “Dona Beija”; “Helena” e “Olho Por Olho“, voltando para a TV Globo em 1989, para participar da novela “Pacto de Sangue” e do seriado “Tarcísio e Glória”. Também esteve na minissérie “Capitães da Areia” na TV Bandeirantes e na novela “Lua Cheia de Amor”, na TV Globo, em 1990.
Marcus Vinícius faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 07 de dezembro de 2003, aos 57 anos de idade.