MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA DA GLÓRIA


Maria da Glória Rocha nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1931.

Assim que foi inaugurada a TV Tupi do Rio, a segunda emissora do Brasil, inaugurada em 1951, ela ingressou para trabalhar como atriz e como apresentadora.

Ela fez história na TV Tupi no final de 1950, quando recebeu o Prêmio da “Revista do Rádio” como a melhor locutora da TV do Rio de Janeiro.

Maria da Gloria entrou para o Teatro Tablado de Maria Clara Machado e lá conheceu o ator Castro Gonzaga que a levou para a Rádio Nacional, para fazer radioteatro. Na TV Tupi do Rio foi também apresentadora do programa “Retratinho Gessy”.

Depois, Maria da Glória transferiu-se para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde apresentava o programa “Quem Sou Eu?”. Voltou ao Rio e apresentou o “Noite de Gala”, programa de muito sucesso na TV Rio. Na sequência, vieram os programas “Amenidades” e “Encontro das Seis”, na mesma TV Rio.

No programa “Jornal do Rio”, Maria da Glória era a editora feminina. Foi capa da revista “Radiolândia” nos anos 1960 e recebeu mais de 12 prêmios em sua carreira.

Ela morreu em 28 de maio de 2011, na cidade do Rio de Janeiro e foi sepultada no Cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação