MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MAURICIO SEGALL


Mauricio Segall nasceu em Berlim, a atual capital da Alemanha em 15 de abril de 1926.

Filho do pintor Lasar Segall e da tradutora Jenny Klabin  Segal, chega ao Brasil com os pais, e passam a residir no Bairro de Vila Mariana, na capital paulista. Muito jovem, torna-se um brilhante sociólogo, um dos mais jovens membros da Sociedade de Sociologia de São Paulo, no principio dos anos 1950.

Pouco tempo depois casa-se com a atriz Beatriz Segall, e eles passam também a construir uma interessante parceria cultural. Nos anos 1960, passam a administrar o histórico Teatro São Pedro, localizado no Bairro da Barra Funda na capital paulista, onde patrocinam e produzem históricas peças, como “Os Executivos” de Mauro Chaves com direção de Silnei Siqueira.

Em 21 de setembro de 1967, ele funda o Museu Lasar Segall, em parceria com o Governo do Estado
de São Paulo, e é seu primeiro presidente, transformando esse histórico espaço museológico, onde residiu com seus pais, em um espaço cultural voltado a todas as artes.

A Biblioteca que leva o nome de sua mãe, Jenny Klabin Segall, localizada dentro do Museu, é o principal acervo de Televisão em um Museu Federal no Brasil. Mauricio Segall recebeu em 2010 a Ordem do Mérito Cultural.

Ele faleceu em São Paulo, aos 91 anos de idade, em 31 de julho de 2017. Era pai do cineasta Sergio Toledo, o autor de “Vera“, filme que representou o Brasil no Festival de Cinema de Berlim em 1986.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação