O nome total do ator Otaviano Costa é Otaviano José da Costa. Ele nasceu em Cuiabá, capital de Mato Grosso, em 13 de maio de 1973. Além de ator, ele é também jornalista e apresentador de rádio e de televisão. Já trabalhou na MTV Brasil, na TV Bandeirantes, no SBT, na TV Record e na Rede Globo de Televisão. Ele era garoto, estava com apenas 14 anos, quando saiu de Cuiabá e mudou-se para São Paulo. Sua intenção era ser jogador de vôlei. Gostava de esporte.
O acaso, porém, o encaminhou para outra área.Otaviano morava numa pensão em uma casa grande perto da avenida Paulista. Foi assim que passou pela sede da emissora de rádio Jovem Pan, e resolveu entrar. A recepcionista perguntou-lhe o que queria , ao que ele respondeu: ” Ser locutor de rádio”. E ela respondeu: “Traga então uma fita-demo, para verificarmos se você tem jeito”. Sem entender uma palavra, o garoto se ofendeu e respondeu: ” Eu não sou demônio não”. E saiu. Tristonho, no corredor, após respirar fundo, resolveu fazer umas imitações de vozes que sabia. Imitou Paulo Francis,Paulo Henrique Amorim, Gil Gomes e outros. Passou por ali Emílio Zurita, que era diretor artístico da emissora e gostou do garoto. O chamou para entrar e o colocou num programa da madrugada de sábado, da emissora, o programa: ” Pan Demônio”. Foi assim, por acaso, como diz Otaviano, que ele entrou para a vida artística.
De forma parecida, Otaviano foi depois para o SBT.Era ” cara-de-pau” e fazia suas imitações pelos corredores, quando foi convidado para colaborar no roteiro e ser ator no programa humorístico: ” Escolinha do Golias”, apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega. Otaviano fazia: Aguidalberto Boa Pinta. Depois o ator foi para a MTV Brasil, onde falou com Zeca Camargo e conseguiu um teste para VJ.Apresentou ali, por dois anos, os programas: “Big Vid’, ” Mega Max”, e ” Clipes Animados”.
Começou então a ser chamado para jingles e comerciais.
Voltou ao SBT e trabalhou em: ” Casa de Angêlica”. Depois fez em teatro: ” A Dona da Bola”. E depois no SBT a novela: “Éramos Seis”. Em seguida foi apresentador do programa: Check Point”, no CNT.
Otaviano Costa passou então um tempo trabalhando na MTB de Cuiabá, sua terra. Esteve depois nos Estados Unidos e teve aulas na UCLA-Universidade da California em Los Ângeles. De volta ao Brasil, foi chamado para ser repórter do programa ” Domingão do Faustão”. Depois foi para a Bandeirantes,para substituir Luciano Huck no programa ” H”. Em seguida foi para a TV Record,como apresentador de : “Domínio Público”.
Em 2007, o ator entrou na Rede Globo e fez a novela: ” Amor e Intrigas”. Em 2009, a novela: ” Caras e Bocas”. Em 2011, outra novela, “Morde e Assopra”. Neste mesmo ano, Otaviano apresentou a abertura da exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira”, parceria da TV Globo com a Pró-TV. E em 2012, a novela “Salve Jorge”.
Ele é casado com a linda atriz Flávia Alessandra.