MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO FORTES


Paulo de Paiva Fortes nasceu no Rio de Janeiro, em 07 de fevereiro de 1923.

Era filho de Auto Barata Fortes e Zélia de Paiva Fortes. Nasceu na Rua do Riachuelo e era bisneto de Cândido Barata Ribeiro, primeiro prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Foi cantor e ator, e era um dos melhores barítonos brasileiros do século passado.

Paulo Fortes estudou no Colégio São Bento e bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1948. Na Faculdade de Direito, participou do Teatro Universitário (TU), dirigido por Gerusa Camões. O Maestro José Torre o assistiu e o levou a estudar com Gabriella Besanzoni. 

Em junho de 1945, Gabriella se despedia da carreira e o apresentava em um concerto no Teatro Municipal e na Rádio Gazeta de São Paulo. Nesse mesmo ano, em 5 de outubro, estreou profissionalmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em “La Traviata“. 

Paulo Fortes foi o artista que mais vezes atuou no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir dos 50 anos participou como ator em diversos filmes, inclusive algumas pornochanchadas, entre elas “O Enterro da Cafetina”; “A Difícil Vida Fácil” e “O Estranho Vício do Dr. Cornélio”.

Na TV ele participou da novela “Pai Herói” e das minisséries “Memórias de um Gigolô” e “La Mamma”, todas na TV Globo.

Paulo Fortes promoveu a colocação da estátua de Carlos Gomes defronte ao Theatro Municipal, na Cinelândia e foi professor da Escola de Canto Lírico Carmem Gomes, também do Theatro Municipal. 

Ele foi vitimado por um ataque cardíaco, dias antes de se submeter a uma cirurgia de próstata, e faleceu no Rio de Janeiro, em 09 de janeiro de 1997.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação