MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PEDRO LUIZ


Pedro Luiz foi considerado por muito tempo , como o maior locutor esportivo brasileiro. Ele veio de Santos, da Rádio Atlântica, onde começou. Depois esteve na Rádio Pan-americana (futura Jovem Pan), em 1945 e passou a ser o diretor de esportes. Naquele ano , a rádio passou a pertencer às Emissoras Unidas, de Paulo Machado de Carvalho e filhos. Transformou-se então na ” emissora de esportes”, o que foi ótimo para Pedro Luiz, que era especializado em esportes.

Ele era”um solteirão”, como se dizia. Ele era bonitão, elegante, correto, preciso, com dicção perfeita e presença bonita. Mas, quando foi em 1952, Pedro Luiz casou-se com Graziela Dutra e, embora o casamentotenha sido planejado para ser íntimo, teve a nave da igreja abarrotada de fãs.O padre Irã Correia abençoou o casal e as fãs se emocionaram muito.Os padrinhos foramos diretores da emissora, exatamente Paulo Machado de Carvalho Filho e esposa.

Depois de sua saída da Rádio Pan-americana, ainda esteve nas rádios Tupi, Bandeirantes, Cultura, Gazeta, Globo e Difusora. E também trabalhou na televisão, nas emissoras Globo, Tupi, Record e Gazeta.

Esteve presente na cobertura de todas as Copas entre 1950 e 1998.

Pedro Luiz morreu em 12 de Julho de 1998, uma hora depois da derrota do Brasil para a França na final da Copa do Mundo 1998 de futebol.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação