MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PIETRO MÁRIO


Pietro Mário Francesco Bongiancchini nasceu em Piemonte, na Itália, em 29 de junho de 1939. Ele foi um dos primeiros atores a encabeçarem o elenco da recém fundada TV Globo, em 1965.

Pouco depois o diretor artístico da emissora, Abdom Torres sugeriu que Pietro, que estava com 26 anos, apresentasse o Clube do Capitão Furacão. O ator assumiria a identidade de Capitão Furacão, um comandante da Marinha que contava histórias vividas em alto mar, para a criançada.

O programa foi ao ar no mesmo dia em que a emissora foi inaugurada, 26 de abril. E conseguiu índices altos de audiência. O comandante usava jaqueta azul, quepe branco. Tinha barbas brancas e mandava mensagens, além de suas histórias de viagens. Falava muito sobre levar os estudos a sério e respeitar os mais velhos. Intercalava suas falas com seriados importantes, como “Os Três Patetas” e “O Super-Homem”.

E ele, o capitão, era ajudado por “grumetes”, sendo a principal delas Elisângela, que se tornou depois importante atriz da Rede Globo de Televisão. O programa saiu do ar após cinco anos, para tristeza de muita gente, principalmente de Pietro Mário.

Ele passou a ser um dublador importante e tem em seu currículo o orgulho de ter sido a voz de inúmeros personagens de desenhos animados e filmes famosos, como “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” e em outros grandes filmes. Vozeirão forte e quase” cavernoso”, ele ainda está na ativa, como um dos maiores dubladores brasileiros.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação