MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RIACHÃO


Clementino Rodrigues nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 14 de novembro de 1921.

Com o nome artístico de Riachão,  já brilhava em sua juventude no cenário artístico soteropoltino,  pois nos anos 1950, já era um destaque do elenco da Radio Sociedade da Bahia, (PRA-4) sediada em sua cidade natal.

Nos anos 1970, é apresentado ao público nacional por seu grande admirador o produtor de Televisão, Fernando Faro, que o convida para se apresentar no programa “MPB Especial” da TV Cultura, canal 2, juntamente com outros dois músicos da Bahia, Batatinha e Ederaldo Gentil.

Em 1973, finalmente lança o seu primeiro disco pela gravadora Philips, juntamente com os amigos Batatinha e Panela. Com músicas gravadas por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Cassia Eller e Jackson do Pandeiro, entre outros, Riachão foi homenageado com um ótimo documentário em 2001, intitulado “Samba Riachão”, com direção de Jorge Alfredo, que ganhou o Festival de Cinema de Brasilia-DF daquele ano.

Pela primeira vez na história do Festival de Brasilia, um documentário biográfico sobre uma personalidade da música brasileira ganhava o prêmio principal desta tradicional Mostra de Cinema Brasileira.

Riachão faleceu em Salvador em 30 de março de 2020 aos 98 anos de idade como um digno representante da Arte e da Inventividade dentro da nossa Cultura e teve uma longa e aplaudida trajetória artística.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação