MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RICARDO GONTIJO


Ricardo Gontijo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 04 de fevereiro de 1944.

Grande nome de nossa Imprensa e também um conceituado escritor, Ricardo Gontijo em 1981 lançou o livro “Prisioneiro do Círculo”, pela Coleção Retratos do Brasil da Editora Civilização Brasileira em seu volume nº 149.

Quando trabalhou no “Jornal da Tarde”, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo de 1971, juntamente com o colega de redação, jornalista José Maria Mayrink, pela importante matéria “Receita  para São Paulo”, escrita por ambos.

Também jornalista de televisão, foi pioneiro da TV Educativa,  canal 2 do Rio de Janeiro e também trabalhou na TV Rio, canal 13 do Rio de Janeiro.  Por duas vezes atuou na TV Globo, em 1974 e depois de 1990 a 1992 na área Internacional). Tambpem fez parte da equipe do “Globo Rural” de  1988 a 1990.

Como jornalista trabalhou também na revista “Exame ” e na revista Manchete. É autor também dos livros “A Correnteza”, romance de 1988; “Sem Vergonha da Utopia” de 1989 pela Editora Vozes;  “Pai Morto, Vivo”, romance de 2000 pela Record e “Algumas Lembranças” de 2001 pela Forense.

 

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação