Roberto Montoro nasceu na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo, em 12 de abril de 1929. Ele é o filho caçula de Rafael e Amália Montoro. Já aos 10 anos de idade, mostrou inclinação para o rádio.
Suas atividades foram sempre em rádio, em televisão e em agência de propaganda.
Bem cedo mudou-se para a capital paulista. Em 1952, foi trabalhar na Standard Propaganda. Três anos depois, casou-se com Maria Ignez e eles tiveram três filhos: Maria Amália, Roberto Filho e Maria Agnes. Em 1955, Roberto Montoro deixou a Standard e foi para a Agência Reclan. Tornou-se conhecido nacionalmente como publicitário.
Em 1958, transferiu-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar na TV Rio, como diretor comercial. Em 1963, ele, mais Walter Clark, foram contratados pela TV Paulista. Montoro passou a ser diretor geral e comercial da Rádio Nacional, da Rádio Excelsior de São Paulo, além de diretor da TV Paulista. Por cinco anos, ficou diretor dessas emissoras ,que eram da Organizações Globo.
Em 1968, Montoro pediu demissão a Roberto Marinho, dizendo que aquelas emissoras estavam montadas e que ele desejava ter negócio próprio. No ano seguinte, ele comprou as rádios Santo Amaro AM, de São Paulo e a rádio Voz da Araraquarense, de Araraquara. Em 1970, essas rádios mudaram de nome para Rádio Mulher e Rádio Morada do Sol AM, respectivamente.
Rádio Mulher: Foi inovação. Uma rádio só para mulheres. Seu irmão Bruno Montoro passou a ser seu sócio. Em meados da década de 70, ele conseguiu a concessão do canal 9 de TV da cidade de Araraquara, a TV Mo- orada do Sol.
Em 1980 ,Montoro comprou a rádio FM de São Sebastião, que passou também a se chamar Rádio Morada do Sol.
Em 1994, Roberto Montoro fundou a Rede Mulher de Televisão. O canal transmitia para todo o país, via satélite.
Em 1999, Roberto Montoro vendeu a Rede Mulher para à Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo. Em 2007, passou a se chamar Record News.
O empresário Roberto Montoro, após essa venda, conseguiu a concessão para instalar a SuperTV, operadora de TV por assinatura, em 43 municípios paulistas. Em 2001, comprou também a Rádio Cultura de Araraquara.
Fazem parte do Sistema Integrado de Comunicação Roberto Montoro: a Rádio Morada do Sol, de Araraquara, São Paulo e São Sebastião; a Rádio Cultura de Araraquara e a SuperTV.