Graduada advogada pela Universidade Mackenzie e jornalista pela Faculdade Casper Líbero, Sônia Blota atua desde 1994 como repórter de rádio e TV. Na Band, ingressou em 1998. Hoje trabalha como correspondente internacional na Europa com base em Paris.
A trajetória no universo jornalístico começou em 1994, onde fez suas primeiras reportagens para o SBT. Após uma breve passagem pela Globo, Sonia ingressou no grupo Band, começando pelo Canal 21. Lá adquiriu grande experiência em rádio e televisão como repórter, editora e apresentadora de telejornal.
Em Brasília, Sonia destacou-se em diversas coberturas internacionais de chefes de estado, de governo e do Vaticano. Também atuou nas áreas de economia, comportamento, sociedade, moda e turismo.
A partir de 2011 tornou-se correspondente da Band em Paris. Suas reportagens são exibidas também no canal Band News.
Sonia possui um currículo elogiado. Conquistou oPrêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2002, na categoriaDestaque de Educação/Mídia Eletrônica, pela reportagem especial“Heróis da Paz”, exibida no“Jornal da Band” e foi duas vezes vencedora do Troféu Mulher Imprensa: na segunda edição do prêmio, em 2005, na categoriarepórter de telejornal, e como repórter de TV, na quinta edição, em 2008.
Sonia é neta do jornalistaBlota Júnior(1920-1999), produtor, locutor e apresentador de rádio e, sobretudo, ícone da TV brasileira. E a avó Sonia Ribeiro também está na galeria dos imortais da tv, como brilhante apresentadora, Sonia é irmã de Christiano Blota, âncora do canal BandNews.
Em seu facebook, twitter e blog Sonia compartilha o que é notícia no mundo e suas impressões no dia dia dessa missão que é informar o que acontece, a quem precisa. Sonia Blota tem o dna da ética e assim tem o respeito do público.