Sônia Lima nasceu em Osasco, SãoPaulo, em 30 de setembro de 1959. Iniciou sua carreira em 1979. Morena muitobonita e fotogênica foi Miss Osasco ,e começou como telemoça no programa”Show de Calouros”, no SBT. Passou em seguida a jurada e foi tão bem,que Sílvio Santos, a partir de 1982, a deixou como jurada fixa por 17 anos.
Ela fazia a jurada bonita e agradavatanto ao público masculino, que foi convidada a participar naRevista Playboy, de onde foi capa por duas vezes
Foi nesse programa que ela conheceu outrojurado Wagner Montes, dele se enamorou e eles se casaram, contra o gosto do”patrão”, que o didiz publicamente. Mas o casamento dura hápraticamente 20 anos. A primeira aparição de Sônia Lima no “Show deCalouros”ocorreu por que o escalado Sérgio Mallandro faltou. Mas a moçafoi tão bem, que, alguns anos depois chegou a apresentar o programa uma vez, em1993. Desembaraçada, decidida e bonita como sempre, agradava a todos.
Sônia Lima foi jurada doprograma:”Gente que Brilha”, ao lado de Sheila Mello e outros grandesnomes. Foi também convidada várias vezes para participar de novelas da RedeGlobo de Televisão. O último convite foi feito por Sílvio de Abreu e Sôniachegou a anunciar sua transferência de emissora,mas Silvio Santos a proibiu.Mas Sônia fez suas incursões em novelas, tendo participado como atrizde:”Como Salvar em Casamento”; “Meus Filhos, MinhaVida”;” Dona Anja”; “O Direito de Nascer”; “A História de Ester”;”Estrela de Fogo”;”Tiro e Queda”; “Amor e Ódio”. Passou depois para a Rede Record, onde fez, em 2007, “Luz do Sol”. Em 2009, “Poder Paralelo”. Em 2012, a minissérie “Rei Davi”.E em 2013, a novela “Pecado Mortal”.
Sônia Lima participou também de peçasde teatro, tendo feito:”Viva a Nova República”; “O AmanteDescartável”; “A Dona da Bola”; “A História de TodosNós”; “Preso na Rede”e o musical infantil:”A PedraMaior”.