O nome completo de Tulipa Ruiz é Tulipa Ruiz Chagas. Ela nasceu em São Paulo, na cidade de Santos,litoral paulista, em 19 de outubro de 1978.É cantora, compositora e desenhista.
Tulipa Ruiz, após a separação de seus pais, mudou-se com a mãe e o irmão Gustavo Ruiz, para a cidade mineira de São Lourenço. Lá cresceu entre rodas de brincadeiras e também de violão. Gostava também de desenhar e de compor.Voltou para a capital paulista e aos 22 ano resolveu cursar “Comunicação”, na PUC de São Paulo, onde se formou.
Por quase dez anos trabalhou como jornalista. Mas resolveu, finalmente, optar pela música. Participou de shows de amigos cantores, como “ Na Roda”, “ Tiê”, Cérebro Eletrônico” e outros. Mas continuou desenhando. Fez desenhos pra livros infantis, agendas, capas de revistas, capas de discos, cartazes de shows, etc.
Quando estava na PUC, Tulipa participou de várias bandas. Certa vez foi vista pelo jornalista Ronaldo Evangelista. Ele gostou do que viu e a convidou para fazer apresentação solo. Foram feitas então músicas, em parceria com irmão Gustavo. Tulipa estava trabalhando em uma Agência de Comunicação. Resolveu sair e por mais de três meses, ficou compondo, ao lado do irmão.
Foi convidada , em 2009, para o “ Festival da Trama”, no Teatro Oficina e Tulipa recebeu muitos elogios, inclusive de Nelson Motta, prestigiado produtor musical. Em 2010, Tulipa Ruiz gravou “ Efêmera”, seu 1º CD. Melodias doces, embaladas pela voz única de Tulipa.
Depois a cantora fez temporada com Marcelo Jeneci, e também cantou com Zélia Duncan. Em seu primeiro CD, participaram os amigos: Donatinho, Tiê, Thalma de Freitas, Céu, Mariana Aydar e outros. A música: “ Efêmera” faz parte do jogo FIFA 11 e EA SPORTS.
Tulipa Ruiz cantou com famosa cantora americana Meredith Monk. E isso mexeu tanto com Tulipa , que ela diz: “ Aprendi que o palco é um lugar sagrado. Chorei. O show me comoveu e me fortaleceu”.
Em 2012, Tulipa Ruiz gravou seu 2º CD: “Tudo Tanto”.
Prêmios:
Tulipa já foi indicada para alguns prêmios, sendo que ganhou o “ Melhor Cantora”, em 2011, no “ Prêmio Multishow de Música”. E o “ Melhor CD, no “Multishow de Música”, de 2012.