José Ubirajara Mendes de Souza, artisticamente Ubirajara Mendes, foi diretor, autor, escritor, jornalista, repórter e letrista. Atuou na tv, no rádio e na imprensa.
Ele nasceu no Recife/PE no dia 30 de novembro de 1924. Começou a trabalhar como jornalista em 1944 escrevendo crônicas sobre cinema e radio para o jornal pernambucano “Folha da Manhã”. Em 1945 mudou-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar como repórter para o “Diretrizes” e depois para a “Folha Carioca”.
Em 1949 voltou para Pernambuco e passou a trabalhar na Rádio Jornal do Comercio produzindo novelas, humor e dramas policiais. Mas logo retornou ao Rio e assumiu a chefia de reportagem da “Folha Carioca”. Nessa época também trabalhou na campanha política de Getúlio Vargas. E produziu artigos e reportagens para “Cigarra”, “Revista do Globo”, “A Noite Ilustrada”, “Carioca”, “O Estado”, “Correio da Manhã” e “A Manhã”.
Em 1952 foi convidado, por Teófilo de Barros Filho, a trabalhar nas Emissoras Associadas de São Paulo. Redigiu humorísticos para a Rádio Tupi e estórias policiais para a Rádio Difusora, para onde criou o famoso programa “Encontro com a Morte”, que mais adiante foi escrito por Oduvaldo Vianna.
Com a supervisão de Cassiano Gabus Mendes ele escreveu para a iniciante TV Tupi os seriados humorísticos “As Aventuras de Berloque Holmes”, em 1953; e “As Aventuras de Red Ringo”, em 1954. Ambos estrelados por David Neto.
Em parceria com Virginia Lane e Roberto Silva, Ubirajara Mendes compôs algumas marchinhas de carnaval. Também se aventurou como ator num episódio do “TV de Vanguarda”, fazendo um papel em “Hamlet”, em 1953.
Foi casado com a atriz June Sarita. É pai dos atores Walter Breda, Jane Mendes e Marilena Breda.
Ubirajara Mendes faleceu no dia 6 de setembro de 1958, em São Paulo. Ele estava afastado da área artística.
M.A.Z./ 18-12-2021