MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VAGAREZA


Hamilton Augusto Ferreira nasceu em 02 de maio de 1928, na cidade do Rio de Janeiro.

Logo cedo percebeu que sua vocação era a arte. Pensou em teatro. No princípio em peças sérias, mas seu tipo físico o levou à comédia. Em 1952, entrou para a Companhia Teatral de Juan Daniel, pai de Daniel Filho, que veio a ser grande nome da TV Globo. Adotou o nome artístico de Vagareza e do Teatro de Revista, para a televisão, foi um pulo. Ele atuou na primeira montagem da “Escolinha do Professor Raimundo”.

Vagareza casou-se com Siwa, que foi bailarina e atriz, e com ela viveu até o fim de seus dias. No final dos anos 1950, ele e a esposa fizeram shows por todo o país, com muito sucesso. Ganhou o nome de Vagareza em Recife, pois tinha um tipo que fazia e que dizia sempre: “Comigo é na vagareza.”

Ele participou dos principais programas humorísticos da televisão brasileira. Fez “Times Square”; “Noites Cariocas”, e muitos outros. Fez também vários filmes, entre os quais “Eu Sou o Tal”; “Quanto Mais Samba Melhor”; “Mulheres e Espiões”; “Os Apavorados” e “Crônica da Cidade Amada”. Esse foi seu último filme.

Vagareza morou vários anos na cidade de São Paulo, com sua mulher e sua filha. Lá montou uma academia de dança para a esposa.

Vagareza morreu a 18 de abril de 1997, em São Paulo, aos 69 anos de idade.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação